São raros os motoristas que abrem mão de dirigir sem ajuda de um GPS. Hoje, o acessório não apenas mostra o caminho como antevê pontos de maior trânsito, apresenta rotas alternativas, entre outros serviços, como a quantos quilômetros tem um posto de gasolina ou restaurante.
Além do mais, o sistema captura a velocidade do carro e ainda calcula o tempo que o percurso levará. Facilita ou não a vida? Com certeza! Mas o que é exatamente o GPS?
Da sigla Global Positioning System, o GPS é um sistema de orientação digital global, que pode ser considerado uma evolução e tanto da boa e velha bússola que os antigos navegadores usavam, que, por sua vez, se orientava pelos astros – Sol, estrelas e tal.
Em rápido retrospecto, apesar de acharmos que foi na Europa que surgiu, na verdade foi na China de 2000 a. C. que a bússola se tornou acessório indispensável para “desbravar” terras, principalmente em alto-mar.
O GPS consiste, portanto, nesse sistema que abriga mapas de cidades do mundo inteiro. Essas informações são transmitidas por um complexo de 24 satélites na órbita da Terra.
Ou seja, com um GPS, você pode ir seguramente para qualquer lugar do mundo. Na época de nossos pais, havia aquele imenso guia de rua, que levava um bocado de tempo para encontrar determinado endereço, lembra?Com os modelos de GPS de hoje é possível programar rotas, desviando de trânsitos, economizando tempo, saúde emocional e, claro, combustível. A tecnologia é tão imperativa que já faz parte do mais simples smartphone.
O GPS surgiu em 1973, no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o DOD, que unificou dois projetos de sistemas de satélite: o Timation (Time Navigation), da Marinha, e o System 612B, da Força Aérea. Essa unificação ganhou o nome de Navigation Satellite with Time and Ranging (Navstar); ou Global Positioning System (GPS).
Ele pode ser, então, um sistema dentro de um acessório como o celular ou um aparelho próprio, que oferece o que já citamos, além de informações sobre a velocidade máxima das ruas, se há radares, pedágios e até pontos turísticos, para o uso do GPS no turismo.
Os mimos podem se estender para o entretenimento também. Por exemplo, para distrair o motorista determinados aparelhos de GPS oferecem TV digital e rádio FM.
E aí? Consegue imaginar sua vida em um GPS?
A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada
2023/09/25
4:58
Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.
2023/09/15
3:03
A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.
2023/09/14
4:09