×
DPaschoal: curiosidades da empresa que está com você há 72 anos - Atendimento dpaschoal
Curiosidades

DPaschoal: curiosidades da empresa que está com você há 72 anos

2021/06/15

4:38

Sabia que o primeiro nome da DPaschoal era Casa dos Pneus? Pois é, nossa empresa está comemorando 72 anos e temos essa e outras curiosidades para contar. É um imenso prazer estar há tanto tempo na estrada com você.

Nossa história

DPaschoal: curiosidades da empresa que está com você há 72 anos - Inicio das exportações de pneus, 1965
Inicio das exportações de pneus, 1965

A DPaschoal foi fundada em 1949 por Donato Paschoal e sua esposa Marcelina. Desde então, a empresa marca presença no mercado automotivo com serviços sempre à frente do tempo.

Nossa primeira unidade foi inaugurada em Campinas, interior de São Paulo, e chamava-se Casa dos Pneus. Apenas alguns meses depois, Donato convidou os irmãos Orlando e Waldemar para se tornarem sócios. E bastaram somente três anos para conquistarmos a nossa sede própria. Fomos a primeira loja do Brasil especializada na venda de pneus e tudo foi dando tão certo que em 1963 começamos a exportar pneus para a Argentina. No mesmo ano, Luis Norberto, atual dono da DPaschoal, começou a trabalhar na empresa.

Em nossa trajetória teve ainda a criação do Centro Técnico de Treinamento; a criação do Daterra, voltado para projetos agrícolas e sustentáveis; a Recaltec, serviço de recapagem; além do pioneirismo na criação, em 1986, do primeiro curso de mecânica básica para mulheres.

E teve mais conquistas, como a incorporação da autopeças dos irmãos Kabrino à marca, o que acabou originando na DPK, distribuidora de autopeças do grupo. Em 1991, nossa empresa alcançou a marca de mais de 100 lojas no Brasil. Hoje, são 123 endereços!

O início do trabalho com recapagem

DPaschoal: curiosidades da empresa que está com você há 72 anos - Galpão de recapagem, 1985
Galpão de recapagem, 1985

Continuando as curiosidades, a Recaltec – hoje Recmaxx – é um braço da DPaschoal que consiste num sistema próprio de recapagem de pneus de caminhões e ônibus.

Com inovadores padrões de qualidade, reutilizamos as carcaças e trocamos a banda de rodagem, possibilitando, dessa forma, que a troca de pneus seja algo mais acessível – e nem por isso menos seguro.

Nesse nosso processo, o pneu é criteriosamente inspecionado e limpo e só depois a banda de rodagem é raspada e texturizada. Usamos toda a tecnologia e atenção na realização de cada processo, a fim de garantir superfícies uniformes e simétricas.

Programas educacionais e responsabilidade social

Entre as curiosidades que mais nos orgulham estão os programas educacionais. Ao longo desses anos, criamos muitos projetos legais, como o Curso de Mecânica para Mulheres – em 1986! – que contribuiu para a inclusão das mulheres na área, compartilhando conhecimentos teóricos e práticos. Atualmente, o curso é disponibilizado também em formato virtual e totalmente gratuito, ajudando milhares de mulheres a conhecerem e cuidarem melhor do seu carro.

Também criamos em 2004, a Universidade DPaschoal, com o objetivo de estimular o aprimoramento profissional para os nossos colaboradores e fornecedores. E o mais legal é que em 2021 a Universidade se juntou ao Maxxi Trainning – que atua desde 2011 na construção e distribuição de conhecimento técnico automotivo – e deu origem ao Maxxi Trainning Academy, um novo passo na promoção do ensino, capacitação e atualização profissional para todo o segmento automotivo.

Por fim, temos a Fundação Educar DPaschoal, o investimento social do grupo, criado em 1989, quando comemoramos 40 anos, para se dedicar à educação para a cidadania e ao impacto social da leitura, do protagonismo e do empreendedorismo. Depois de tantos anos, a Fundação continua investindo esforços para a ampliar sua atenção por meio de plataformas digitais.

Projetos sustentáveis

Esse é um de nossos assuntos preferidos! O Economia Verde, por exemplo, começou como um processo de reestruturação na gestão da empresa para adotar práticas mais sustentáveis e depois foi sendo implantado em todas as lojas. Além de mudanças pontuais, de alto impacto ambiental, trabalhamos forte na conscientização de todos – desde os colaboradores até os clientes – sobre o impactos ambientais causados pelos veículos, importância do consumo consciente de produtos automotivos e do descarte correto desses produtos com o fim de sua vida útil.

Você sabia que o conceito de economia verde é inspirado nos ciclos da natureza? Assim como a natureza se movimenta de forma cíclica – tudo que é “descartado” na verdade dá início a um novo ciclo – com o Economia Verde nós nos inspiramos na lógica circular da natureza para repensar os ciclos de produção e consumo no nosso negócio também. Uma das práticas do projeto que é pouco conhecida é o uso de insumos circulares, como a reutilização da água das lojas.

Prêmios

E é claro que ter os esforços reconhecidos é muito bom. Em 2005 conquistamos o prêmio “100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina”, realizado pelo Great Place to Work Institute. Também ficamos muito felizes por ganharmos pela 10ª vez o Prêmio Consumidor Moderno de excelência em serviços ao cliente, em 2020, na categoria peças e serviços automotivos.

DPaschoal: curiosidades da empresa que está com você há 72 anos - Insígnia Great place to Work, 2005
Insígnia Great place to Work, 2005

Trabalhamos com tanto entusiasmo em nossas ações sustentáveis que esses momentos são provas de que estamos no caminho certo.

E estar no caminho certo significa também ter você em nossas lojas. Conte sempre com a DPaschoal.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Airton de Jesus Paschoalin disse:

    Adora a história desta empresa, e tive o prazer, fiz parte desta família no período de 1977 até 2006, foram 30 anos de aprendizado, e convívio com está família Paschoal, que Deus continue iluminando a todos.

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo