×
CuriosidadesDestaque

DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

2023/09/14

4:09

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

“O Futuro do Profissional do Volante” foi realizado no SEST SENAT de Porto Ferreira/SP, em parceria com a Rede Solidária Chico da Boleia

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores. Um encontro, realizado pelo comunicador Chico da Boleia, no SEST SENAT de Porto Ferreira/SP, com apoio da DPaschoal, denominado “O Futuro do Profissional do Volante”, debateu e levantou soluções para esses desafios.

Uma das principais preocupações da indústria é a escassez de motoristas qualificados, e para enfrentar esse desafio, empresas de transporte estão adotando medidas como programas de treinamento para capacitar novos motoristas e atualizar as habilidades dos existentes, com a formação em segurança, regulamentações e habilidades de direção avançadas, além de campanhas de recrutamento direcionadas a jovens e grupos sub-representados estão sendo lançadas para atrair mais talentos para a indústria.

Um dos temas abordados durante o debate foi a automação veicular. Em artigo publicado recentemente no site do Chico da Boleia, Jurandir Fernandes explica:

No caso do transporte de carga, a automação deve pegar com mais força em diversos elos da cadeia logística e no transporte de longa distância. No entanto, é importante ressaltar que a implementação em larga escala de veículos totalmente autônomos enfrenta desafios técnicos, regulatórios e de aceitação social. Assim, a transição para veículos autônomos não se dará de forma imediata ou completa no curto prazo, ou seja, nos próximos 10 anos. Ela ocorrerá aos poucos como já estamos percebendo nos veículos atuais equipados com detetores de mudança de faixa, aviso de obstáculos à frente, alarmes de alerta contra a sonolência ao volante e muitos outros itens de segurança.

Jurandir Fernandes, coordenador do Comitê de Transportes e Logística do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SEESP) e do Comitê Consultivo Internacional do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética – CPTEn – UNICAMP

O projeto “Chico da Boleia e o Futuro do Profissional do Volante” contou com o apoio da DPaschoal nos debates pois a Companhia acredita que seja importante entender e discutir os desafios, dificuldades, tendências e o rumo do setor de transporte de cargas. Há todos os caminhoneiros e caminhoneiras, carreteiros e carreteiras, empresários do setor, a DPaschoal se coloca à disposição para debates como esse. Entre em contato conosco!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo