×
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

2023/09/08

10:28

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida, seja para descobrir novos destinos, visitar amigos e familiares, ou simplesmente relaxar longe da rotina diária. Nos dias que antecedem feriados prolongados, muita gente está se preparando para pegar a estrada, no entanto, muitas vezes, os aspectos de segurança do veículo são deixados de lado no planejamento das viagens. Neste quesito, manter os freios em boas condições é primordial para garantir uma viagem segura.

Os freios de um veículo desempenham um papel crítico na segurança rodoviária. Eles são essenciais para parar o veículo rapidamente, reduzir a velocidade em emergências e manter o controle da direção em frenagens bruscas. Quando os freios estão em boas condições, a resposta é rápida e eficaz, o que pode salvar vidas em situações de perigo.

Os carros costumam dar sinais de que o sistema de freio pode estar com desgaste ou algum tipo de problema. Veja a seguir cinco condições:

  1. Um dos primeiros sinais de que os freios precisam de atenção são barulhos e ruídos estranhos, como chiados ou rangidos metálicos, que podem indicar desgaste das pastilhas ou problemas nos discos ao acionar o pedal de freio. Se for um barulho constante, forte e intermitente, é sinal de que algo não vai bem no sistema.
  2. Durante a condução do veículo, se o motorista sentir uma sensação de ‘pedal mole’ ou se o pedal do freio afundar mais do que o normal ao pressioná-lo, pode ser indícios de problemas no sistema de freios, como vazamentos de fluido ou ar no sistema.
  3. Outro sinal que pode ser apresentado pelo veículo, que pode indicar problemas, são vibrações no volante durante a frenagem, que podem ser um sinal de discos de freio deformados ou desgastados, o que afeta a capacidade de frenagem do veículo.
  4. Nos dias de hoje, a maioria dos modelos possuem uma luz de aviso no painel, que acende quando há um problema no sistema de freios, por isso é de extrema importância não ignorar esse sinal.
  5. Atente-se a altura do freio de mão, normalmente deve ter entre 3 e 5 cliques ou permanecer na mesma altura do banco dianteiro em alguns modelos de veículos após acionado. Na dúvida, procure por um local que tenha um aclive e teste o funcionamento da alavanca de preferência com o veículo carregado.

Para garantir que os freios estejam em boas condições antes de viajar, é essencial realizar manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. Fazer inspeções regulares nos freios do veículo ou levá-lo a um profissional e estabelecimentos de confiança para avaliações é primordial. Uma ação simples, que pode ser feita em casa, é checar o nível do fluído no reservatório, para que esteja sempre conforme recomendado pelo fabricante, porém, nunca complete o nível.

A manutenção preventiva nos freios é tão importante quanto qualquer outra, estar atento aos sinais de alerta e nunca subestimar a importância de freios antes de pegar a estrada é garantia de um passeio seguro.

“Quando se trata de viajar com segurança, não podemos subestimar a importância dos freios em boas condições. Ignorar problemas de freio pode resultar em acidentes graves e colocar em risco a vida de todos. Portanto, antes de pegar a estrada, é necessário certificar-se de que os freios estejam em excelente estado. Uma viagem segura começa com veículos bem mantidos e motoristas conscientes da importância de sua manutenção. Fazer a manutenção preventiva regularmente, ouvir os sinais de alerta e nunca subestimar a importância de freios eficazes fazem com que o destino mais importante em qualquer viagem seja garantido: a segurança” recomenda Danilo.

Danilo Ribeiro, Coordenador de Treinamento Técnico da DPaschoal

Se você verificou que precisa trocar o sistema de freios, visite a loja DPaschoal mais próxima ou acesso o nosso site, lá você encontra descontos exclusivos em itens para freio das melhores marcas, com parcelamento em até 10x sem juros e 5% OFF no pix.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo