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Para que serve a pastilha de freio?

2021/10/20

5:25

Você acaba de revisar o sistema de freios no mecânico, recebe o diagnóstico que precisa trocar a pastilha de freio e percebe que nunca ouviu falar nisso. E agora? Como saber se está realmente na hora de trocar? Que benefícios isso vai trazer? Afinal, para que serve pastilha de freio?

Muitos motoristas tem essa dúvida não só em relação à peças de freio, mas de todo o carro. É por isso que criamos essa série de posts com o nome “Para que serve isso?”. O objetivo é te explicar o que são essas peças de forma simples, fácil e rápida. Além disso, mostramos para que serve e qual a hora certa de trocar. Vamos lá?

Saiba para que serve a pastilha de freio:

A pastilha compõe o sistema de freio dianteiro, junto com o disco de freio. O atrito entre essas duas peças é que faz o carro parar.

Mãos do técnico mecânico analisando o conjunto de disco e pastilha de freio.
Disco e pastilha de freio trabalhando juntos. O atrito entre as peças é responsável pela frenagem.

sistema de freios é um sistema todo integrado. Isso quer dizer que se um mecanismo falhar todos falham, colocando em risco quem está dentro e fora do carro. Por isso, garantir que todas as peças estejam em condições de funcionamento é tão importante.

Em uma avaliação completa do sistema de freios são analisados o fluído de freio, o eixo dianteiro e o eixo traseiro. Em todos os casos, o importante é que o profissional tenha as ferramentas que possam emitir um diagnóstico preciso das condições de cada componente.

Qual a hora certa de trocar a pastilha?

A condição da pastilha de freio pode ser observada a olho nu, como na imagem abaixo. O principal ponto de avaliação é a espessura do item:

Demonstrativo de uma pastilha de freio nova e uma velha.
A pastilha de cima está em condições de uso, pois possui material de atrito. A pastilha de baixo precisa ser substituída, pois está muito gasta, não tem mais material de atrito.

A palheta em condições de uso possui material de atrito com o disco, garantindo a frenagem. Já a pastilha gasta não tem mais esse material e, portanto, faz aquele barulho de “ferro com ferro”, comprometendo a frenagem.

IMPORTANTE!!! Antes de trocar a pastilha de freio, faça um diagnóstico completo no sistema. Verifique a necessidade de troca do disco ou realize o serviço de retífica e sangria, para garantir o perfeito funcionamento.

Após a substituição das pastilhas tenha cautela nos primeiros 300 quilômetros, as peças de atrito levam esse período para trabalharem bem juntos.

Outro ponto importante que deve ser observado na revisão é se há empenamento do disco de freio. O empenamento ocorre quando o freio é submetido a uma alta temperatura e um resfriamento rápido. Nesse caso, também precisa ser substituído.

Existe também uma ferramenta específica para medir o desgaste da pastilha sem desmontá-la do carro, que é o medidor de pastilhas, garantindo um diagnóstico rápido e preciso.

Técnico analisando a espessura da pastilha de freio com um medidor.
Técnico verificando a espessura da pastilha de freio com o medidor.
*Imagem meramente ilustrativa.

E ai? Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem possa se interessar e acompanhe nossa série de pílulas para saber mais sobre as peças automotivas.

Se está na hora de fazer a revisão do sistema de freios, encontre a DPaschoal mais próxima de você e faça a análise com técnicos especializados para garantir a sua segurança.

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