×
Tudo o que precisa saber sobre a revisão do sistema de freios do seu carro
Direção segura

Tudo o que precisa saber sobre a revisão do sistema de freios do seu carro

2021/01/12

11:25

Você já passou pela situação de estar na estrada e ouvir ruídos e sentir trepidações no freio? Ou mesmo na rotina da cidade sentir o freio de mão alto, irregularidades no pedal, volante instável?


Esses são os principais sinais de irregularidade no sistema e freio e, ao observar qualquer um desses sinais é importante fazer a revisão para evitar maiores problemas… Mas você sabe por quê?


O sistema de freios é um sistema todo integrado. Isso quer dizer que se um mecanismo falhar todos falham, colocando em risco quem está dentro e fora do carro.


Por isso, quando falamos de revisão do sistema de freios trata-se de uma revisão completa, um diagnóstico detalhado de todos os componentes do sistema para descobrir a causa raiz, prevenindo maiores estragos.


O que é feito numa revisão do sistema de freios?


Verificação do fluido de freio.


O fluído de freio é um dos componentes mais importantes do sistema, pois é responsável por movimentar os outros componentes e garantir a boa frenagem.


Se estiver em más condições, além de comprometer a eficiência da frenagem, pode danificar os componentes prematuramente, diminuindo a sua vida útil.

revisão do sistema de freios do seu carro
Técnico realizando o Teste de Fluído


O recomendado é realizar a troca do fluido a cada 10.000km ou 1 ano. Mas sempre que estiver em dúvida, procure um centro automotivo especializado para fazer o teste e avaliar se ele está em condições de uso ou contaminado.


Verificação do eixo dianteiro.


Para a avaliação das condições de todos os componentes do eixo dianteiro é preciso ter ferramentas que possam emitir um diagnóstico preciso das condições de cada item.


Os principais pontos avaliados são a espessura da pastilha e a espessura do disco de freio, com o objetivo de assegurar que esteja dentro das especificações.


Importante: sempre que trocar a pastilha de freio, é importante trocar o disco ou realizar o serviço de retífica, para garantir que os componentes trabalhem bem juntos.

Outro ponto importante que deve ser observado na revisão é se há empenamento do disco de freio, que pode ocorrer quando ele é submetido a uma alta temperatura e um resfriamento rápido. Nesse caso, também precisa ser substituído.

Avaliação do disco dianteiro
Avaliação do disco dianteiro


Verificação do eixo traseiro.


Na revisão do eixo traseiro são verificados o cilindro de roda, molas de ancoragem, lonas e sapatas de freio e qualquer outro tipo de vazamento ou anomalia.


Além das observações iguais as do eixo dianteiro, também é fundamental tirar as medidas do tambor de freio e observar se estão dentro da especificação do fabricante.

Alguns serviços adicionais podem aumentar a eficiência do freio traseiro, como a higienização completa do sistema, conhecida em alguns centros automotivos como manutenção do cubo de rodas. Esse serviço geralmente inclui lavagem para retirar fuligem, lubrificação dos pontos de assentamento das sapatas e a regulagem do freio por completo – incluindo o pedal de freio e freio de mão.


Dicas para economizar o freio!


Agora que você já sabe tudo que avaliado na revisão do sistema de freios, que tal ficar por dentro de algumas dicas para aumentar a vida útil dos componentes e economizar na manutenção?

As principais medidas para isso são:

  • diminuir a velocidade para evitar o uso excessivo do freio;
  • verificar e trocar periodicamente o fluido de freio para evitar o desgaste irregular dos componentes.
https://www.youtube.com/watch?v=mMKX455M-oI&feature=youtu.be
Para saber mais confira o vídeo acima:


E aí? Gostou desse conteúdo? Cuide bem do sistema de freios do seu carro e, se precisar, passe em uma das lojas DPaschoal e faça a revisão completa com a confiança e qualidade que você merece!


ENCONTRE A LOJA MAIS PRÓXIMA

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo