×
Máquinas agrícolas: Cuidados com os pneus e algumas opções para a sua produção
ManutençãoTudo sobre pneus

Máquinas agrícolas: Cuidados com os pneus e algumas opções para a sua produção

2021/04/22

2:43

As máquinas agrícolas são essenciais para garantir a qualidade e produtividade esperada pelos produtores agrícolas.

A manutenção correta desses equipamentos é fundamental para garantir a performance, aumentar a vida útil do equipamento e ainda evitar desperdícios na produção.

Um dos itens que merecem maior cuidado são os pneus! Eles impactam diretamente na produtividade da plantação e para entregar toda a performance prometida pelos fabricantes precisam de atenção especial.

No texto de hoje, vamos falar sobre alguns cuidados essenciais de manutenção e mostrar algumas linhas de pneus agrícolas que podem ser ideais para o seu negócio, dependendo da sua necessidade.

Como fazer a manutenção dos pneus de máquinas agrícolas?

1 – Faça a calibragem de acordo com as recomendações do fabricante para garantir que seja feita a pressão correta sobre o solo.

A calibragem correta, de acordo com a capacidade de carga do veículo, evita compactação do solo, garante a sua produtividade e o bom desenvolvimento da plantação.

2 – Monitore a pressão interna dos pneus semanalmente e antes de cada operação.

3 – Verifique o índice de patinagem do seu trator para garantir que esteja dentro das especificações técnicas do fabricante e evite o desgaste irregular dos pneus.

4 – Guarde os pneus agrícolas em local adequado, de forma organizada e longe do contato com água, graxa, óleos ou motores elétricos para não impactar a sua durabilidade.

5 – Observe se há desgastes, rachaduras, ressecamentos ou cortes e consulte um especialista para saber se está na hora de trocar e realizar o serviço de forma segura.

6 – Verifique a profundidade dos sulcos da banda de rodagem regularmente. Caso a profundidade esteja inferior a 25% do total, está na hora de chamar um especialista para realizar a troca.

Como escolher os pneus certos para as máquinas agrícolas para cada necessidade?

Maquinas-agricolas-Cuidados-com-os-pneus-e-algumas-opcoes-para-a-sua-producao

Como falamos, os pneus são componentes essenciais para garantir a produtividade que se espera no campo. Algumas dicas podem ajudar você escolher o pneu certo para a sua atividade agrícola.

Independentemente do tipo de cultura que você trabalha, tem algumas coisas que não podem faltar em nenhuma atividade agrícola para usufruir o melhor de tratores, colhedoras e implementos.

Desenhos otimizados: se atente aos desenhos e formatos dos pneus. Eles afetam diretamente a distribuição de força e tensões no centro e nos ombros do pneu. Dependendo do formato que escolher, você pode garantir maior poder de tração, menor índice de patinagem, maior resistência contra danos, capacidade de autolimpeza e estabilidade.

*A linha DYNA TORQUE da GOODYEAR FARM TIRES, tem um desenho otimizado, com barras curtas e longas em formato de ziguezague, que garantem uma perfeita distribuição de força no centro e nos ombros do pneu.

*A linha POWER TORQUE tem um desenho de centro aberto, otimizado com barras em ziguezague, longas e robustas. Entrega excelente tração, com maior durabilidade e menor custo por hora trabalhada.

Profundidade dos sulcos: sulcos mais profundos garantem menos arraste e mais tração. Pneus com esses desenhos podem dar mais velocidade na colheita e ter menor custo por hora trabalhada, gerando mais economia para você.

Dimensões: pneus com barras mais largas garantem maior área de contato com o solo, diminuindo a compactação do solo e ajudando na redução do consumo de combustível, além de oferecer mais conforto para o operador.

Proteção extra: pneus com talão reforçado, proteção extra na região do aro e outras tecnologias oferecem maior resistência a perfurações, danos do dia a dia e situações em condições severas do terreno. Além de evitar o desgaste prematuro, esses recursos auxiliam na autolimpeza, protegem contra restos de cultura, sujeira e pedras.

*A linha OPITITRAC, da Goodyear Farm Tires, oferece opções com até 25% a mais de profundidade dos sulcos, tem dimensões largas para maior área de contato com o solo, redução do consumo de combustível e mais conforto.

*A linha APR conta um desenho com centro aberto, que proporciona excelente tração e autolimpeza em qualquer tipo de solo. É ideal para o suporte de cargas mais pesadas.

Um setor de destaque: cultivo de cana de açúcar!

A agroindústria da cana de açúcar tem um dos regimes de trabalho mais intensos e, por isso, requer as melhores tecnologias para dar conta de longos períodos de muito trabalho duro.

A linha SUPERFLOT da Goodyear Farm Tires tem os pneus de flutuação que são referência no setor canavieiro, ideais para transbordos de cana de açúcar e demais equipamentos para plantio direto e implementos agrícolas.

Com uma banda de rolagem larga e uma carcaça robusta e resistente, a linha garante menor compactação, graças a grande área de contato com o solo, que distribui melhor e peso.

Além disso, o seu talão super reforçado evita cortes, perfurações e o desgaste prematuro. Tudo isso resulta em melhor eficiência, dirigibilidade, autolimpeza, e economia para você!

E aí? Gostou das nossas dicas? Acompanhe nossas redes sociais para saber mais e, sempre que precisar, nossos consultores agrícolas estão à disposição para ajudar você a ter o melhor da sua produção.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Manutenção
Por que trocar o óleo dentro do prazo?

Trocar o óleo do automóvel é assunto sério. Entre os itens de […]

2021/05/27

5:15

Ver mais
Tudo sobre pneus
Dúvida: pneus novos na frente ou atrás?

Pneus novos na frente ou atrás? Essa é uma dúvida frequente entre […]

2021/04/29

5:52

Ver mais
CuriosidadesManutenção
Bateria automotiva de qualidade, a relação com o meio ambiente

Como você sabe, a bateria automotiva é responsável pelo armazenamento da energia […]

2021/04/15

11:08

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido