A agricultura é uma das principais atividades financeiras do Brasil e, nos últimos anos, tem experimentado o avanço de novas tecnologias, ferramentas e implementos no campo. Com o aumento dos investimentos em maquinários de grande porte para dar conta das safras crescentes, vem também a necessidade de reavaliar os cuidados necessários para aproveitar toda a eficiência desse novo mundo de possibilidades.
Dentre as várias preocupações dos produtores rurais está a escolha do pneu certo para os equipamentos do campo, como: tratores, colhedoras, plantadeiras, pulverizadores e implementos usados nas fazendas.
O segmento agrícola conta com linhas de pneus específicas, fabricadas sob medida para atender essas necessidades. Eles possuem características diferenciadas que poderão oferecer vantagens.
Mas você sabe qual o tipo de pneu mais indicado para cada um dos veículos ou equipamentos utilizados no campo, a fim de garantir o melhor desempenho?
Vem conferir com a gente o pneu certo para cada safra!
Apesar de geralmente serem consideradas de médio porte, atualmente existem plantadeiras que usam até 16 pneus. Nem precisamos falar que a escolha do pneu certo é essencial para garantir a máxima eficiência desse equipamento né? Afinal, são os pneus que vão garantir seu bom funcionamento e precisão. Na hora de comprar um pneu com essa finalidade, é preciso pensar no tamanho, na medida e no desenho adequado.
Os mais indicados são pneus mais macios, que necessitem de menor pressão e tenham maior área de contato com o solo (minimizando a compactação). O talão reforçado também traz muitas vantagens, pois permite suportar altas cargas num bom nível de velocidade.
Para esse tipo de equipamento o mais indicado são os pneus radiais, pois oferecem maior resistência e durabilidade, ideal para suportar o peso do maquinário. Tratores e colhedoras, por exemplo, geralmente usam rodados duplos, preparados para receber 4 pneus radiais por eixo.
Um dos critérios mais utilizados na escolha dos pneus para pulverizadores é a sua altura e o tamanho do reservatório. Reservatórios de até 3 mil litros, por exemplo, podem usar pneus convencionais (que suportam no máximo 2.110 kg), mas se ultrapassar essa capacidade, já é mais indicado usar os pneus radiais, pois suportam mais peso (máximo de 5.600 kg). Outro ponto importante é avaliar a velocidade desejada. Pneus convencionais, ou diagonais, podem ser submetidos até 35km/h, enquanto os radiais chegam a 50km/h.
Eles veículos são essenciais para dar suporte na colheita e também precisam de pneus certos. O mais indicado são aqueles com maior área de contato com o solo, para minimizar a agressão ao solo e diminuir a compactação. A resistência ao rolamento é um diferencial que pode trazer ganhos, pois, quanto menor ela for, maior a economia de combustível e a economia.
Agora que você sabe o pneu adequado para o cada tipo de equipamento no campo, conte com a Dpaschoal Truck para encontrar o pneu certo para a sua necessidade! Conheça nossa linha de pneus agrícolas e fora de estrada (OTR) e as suas principais características:
Fonte:
“Goodyear Farm orienta os produtores rurais sobre o tipo ideal de pneu para cada aplicação”. Revista Cultivar, 09/04/2013. –
“Encontre o pneu adequado ao seu equipamento”. Titan Goodyear Farm Tires, 2020.
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Embreagem: Funcionamento, Custo e Manutenção […]
2023/12/01
2:45
Green Friday DPaschoal: Compromisso com Clientes e Meio Ambiente Filosofia da DPaschoal […]
2023/11/24
2:50