A tecnologia tem avançado cada vez mais no setor automotivo, principalmente em carros, motos e caminhões. Que vai desde a forma de dirigir até o gerenciamento de frotas.
Essa direção já é uma realidade nos caminhões. Ela conta com sensores, câmeras, radares e, consequentemente, deixam as viagens mais seguras – assim o condutor pode repousar e fazer outras atividades. O sistema identifica obstáculos, trânsito, pedestres e muito mais. A tecnologia tende a diminuir o número de acidentes.
Ele vem sendo instalado com frequência nos veículos mais pesados, pois vem descomplicar a inspeção deles, já que lê diversas informações, como relógio, quilometragem, horímetro e outras eventuais falhas. O computador de bordo também pode sinalizar algumas manutenções.
As mudanças vão além da estética, elas também melhoram a aerodinâmica dos caminhões, o que influência em maior segurança e desempenho. Os novos modelos têm mais resistência ao ar e menor gasto energético, o que garante maior estabilidade do veículo.
O mercado automotivo busca novas fontes de energia. Como o nome diz, ele tem motor elétrico, um motor sustentável. Uma das principais mudanças é que os caminhões elétricos são menos barulhentos, mas também há mudanças na configuração da estrutura, peso padrão e distribuição da carga. As principais vantagens são: baixo impacto ambiental, maior integração com outras tecnologias, potência equiparável aos motores tradicionais e motores de alta eficiência.
Os espelhos tradicionais são limitados, mas os novos sistemas de retrovisores oferecem ao motorista uma visão panorâmica. Eles diminuem os pontos cegos, aumentam a visibilidade em curvas e na hora das manobras. Eles dispensam a movimentação dos motoristas e não sofrem interferências das condições climáticas.
Esse sistema simplifica o gerenciamento das frotas. Ele facilita o controle de veículos, diminui a burocracia e elimina operações manuais. Ele é adicionado e armazenado no próprio software dos caminhões. É uma manutenção preventiva, pois diminui os custos e aumenta a qualidade da gestão.
Ele diminui as chances de derrapagem e capotagem em curvas. As principais funções são a estabilidade dinâmica e a prevenção de tombamento.
Confira o sistema AEB, ele é usado em emergências, detecta obstáculos fixos ou móveis. É possível acioná-lo mecanicamente em situações de risco.
Sistema de roteirização: otimização das rotas de viagens. Vê se há congestionamento e mapeia as melhores rodovias para gerar menos custo.
Monitoramento via drones: aumenta a segurança nos transportes de carga, reconhece paradas repentinas ou movimentações suspeitas.
Telas de bloqueio: elas são fixadas nos compartimentos de cargas para evitar frutos.
Smart Truck: é uma inteligência artificial que rastreia o pallet.
Veículos do tamanho certo: ele ajuda na agilidade dos transportes. Por isso, se você tem uma frota, tenha veículos de tamanhos variados, a fim de diminuir custos e elevar a eficiência em cada trajeto.
Assim como a frota de linha pesada tem evoluído tecnologicamente, a DPaschoal também tem desenvolvido novas tecnologias em serviços para você rodar de forma mais segura. Para no Truck Center mais próximo e confira!
A nova loja DPaschoal em São José do Rio Preto/SP visa oferecer […]
2023/08/22
10:22
Em parceria com a Goodyear, DPaschoal inaugura container para venda de peças […]
2023/07/27
12:16
Com a oscilação nos valores do combustível, muita gente procura postos com […]
2022/12/23
8:41