×
Tudo o que você precisa saber sobre recapagem de pneus da linha pesada
Tudo sobre pneus

Tudo o que você precisa saber sobre recapagem de pneus da linha pesada

2021/03/25

3:20

Tudo o que você precisa saber sobre recapagem de pneus da linha pesada

A recapagem é um processo de reutilização da carcaça de pneus para caminhões e ônibus, onde é feita a troca da banda de rodagem usada por uma nova banda.

Com a alta dos preços nos pneus novos e a falta de produtos no mercado, a recapagem tem se tornado uma opção interessante, principalmente porque tem um custo mais baixo.

Nesse artigo vamos mostrar tudo que você precisa saber para aproveitar as vantagens dessa opção sem deixar de lado a economia e a sua segurança. Vamos lá?

Pneus recapados são seguros?

Pneus recapados são seguros?

As carcaças dos pneus para veículos pesados já vêm preparadas para este processo. Portanto se ela passar pelos corretos processos de manutenção, pode ser recapado com toda a segurança, gerando economia para o transportador, já que o pneu recapado custa cerca de um terço do valor do pneu novo.

Este é um recurso interessante pois, além de reduzir o custo por km rodado, o processo de recapagem é considerado sustentável, já que reutiliza a carcaça do pneu, postergando seu descarte.

A recapagem DPaschoal está disponível para pneus de caminhões e ônibus.

Como é realizado o processo de recapagem de pneus?

Como é realizado o processo de recapagem de pneus?

O pneu a ser recapado deve ser inspecionado e limpo. Depois disso, a banda de rodagem é raspada e texturizada, garantindo que fique com uma superfície uniforme e simétrica.

Com o pneu preparado, uma nova banda de rodagem pré-curada é aplicada sobre ele. Depois, ele é vulcanizado em condições específicas e está pronto para voltar a rodar com segurança.

Como saber se um serviço de recapagem é de qualidade?

Na hora de escolher a empresa que irá realizar o serviço, existem alguns critérios que podem transmitir mais confiança e se converter em mais vantagens e economia para você. Olha só:

  1. O serviço é feito com bandas com desenhos originais e matéria prima de qualidade?;
  2. Oferece garantias estendidas para as reformas?;
  3. Tem processos de produção claro e com certificações?;
  4. Possui medidas para minimizar o risco de contaminação dos pneus recapados?;
  5. Se preocupa com as condições de trabalho dos colaboradores, oferecendo equipamentos adequados?;
  6. Garante a destinação correta de todos os resíduos gerados no processo?.

Dicas para a sua recapagem durar mais:

A durabilidade da recapagem está relacionada a condição da carcaça a ser recapada, ou seja, se o pneu foi utilizado de maneira correta e se recebeu as devidas manutenções.

Por isso, quanto melhor você cuidar do seu pneu original, maiores são as chances de conseguir fazer a recapagem com segurança, garantindo também mais economia para o seu bolso.

  1. O desenho utilizado na recapagem sempre deve ser adequado ao tipo de rodovia e transporte;
  2. Fazer a calibragem corretamente, seguindo o recomendado para o serviço, certamente ajudará a prolongar a vida útil do pneu. No entanto, pneus que rodam com baixa e/ou alta calibragem terão a vida útil diminuída e, consequentemente, terão poucas condições de recapagem;
  3. Alinhamento e balanceamento feitos periodicamente melhoram a performance tanto dos pneus novos quanto recapados;
  4. Respeitar a profundidade mínima do sulco de borracha para a retirada do pneu para reforma, lembrando que isto está relacionado a severidade do serviço a que se aplicam os pneus;
  5. Serviços severos exigem a retirada para recape com mais borracha, a fim de proteger a carcaça do pneu. Serviços fora de estrada, rodovias não pavimentadas, exigem que a retirada seja com mais sulco a fim de preservar a carcaça;
  6. Cuidados básicos na direção: evitar buracos e guias também melhoram a performance dos pneus, fazendo com que a carcaça possua mais qualidade na hora do recape. Evitar perfurações nos pneus garante uma maior qualidade do recape.

Você já conhece a Recapagem de pneus DPaschoal?

Há mais de 4 décadas, a DPaschoal é líder no segmento de recapagem no Brasil. Por isso ajudou a estabelecer um novo patamar de qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado. Além de se destacar, dentro e fora do país, na implementação de processos produtivos sustentáveis

Recmaxx DPaschoal é um conceito que une produtos, serviços e garantias que melhoram ainda mais o custo-benefício do pneu recapado, trazendo tranquilidade para quem o utiliza no dia a dia. Com Recmaxx, o uso de pneus recapados torna-se ainda mais vantajoso para clientes do segmento de transportes.

Além de ser certificada pelo Inmetro, a Recapagem DPaschoal conta com uma série de diferenciais que trazem ainda mais benefícios. Dentre elas, está o uso de bandas com desenhos originais Goodyear e Recmaxx – a marca própria da DPaschoal – além de matéria-prima de alta qualidade é claro, que oferecem melhor performance e ótimo custo-benefício.

https://www.youtube.com/watch?v=bylviH_nCS4&ab_channel=DPaschoal

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo