Você sabe qual é a melhor hora de trocar o óleo do câmbio automático? Não? Então agora você vai não só saber como entender a importância desse fluido. Confira só!
O sistema de transmissão do carro precisa sempre estar lubrificado e o fluido hidráulico é considerado o coração do câmbio automático. Ele é importante para que a engrenagem seja alternada de maneira eficiente, na temperatura correta e com o mínimo de atrito possível.
Em todos os veículos com sistema de câmbio automático, seja com dupla embreagem ou o CVT, a caixa é preservada por causa desse óleo.
O ideal mesmo é seguir o que consta no manual do carro, já que, para complementar o óleo do câmbio automático ou mesmo substituir o fluido, é preciso seguir o que indica o fabricante. Só que sabemos bem que ninguém anda com o manual e tampouco consegue encarar a leitura…
Ora ora, então vamos lá para entender o mínimo!
Quase sempre existem dois cenários:
Na maioria das vezes, seja a substituição ou a complementação, ela acontece a partir dos 40 mil km rodados. Ou seja, é possível usar o óleo bastante tempo antes de se preocupar com isso.
Só que é aí que mora o perigo. Justamente por não ser algo que se troca constantemente, a quilometragem pode passar sem você se dar conta.
Alguns fabricantes, contudo, aconselham a troca do óleo apenas pela avaliação se ele está em bom estado ou não. Caso esteja irregular, o atrito entre os componentes do câmbio fica bem maior, além de a temperatura ficar desregulada. Dessa forma, o sistema pode, depois de um tempo, começar a apresentar problemas mais sérios.
O conversor de torque do sistema de câmbio automático leva óleo em sua parte interna, já a transmissão é feita através de discos de fricção que ficam mergulhados em lubrificante. Por causa do escorregamento e do atrito, o óleo pode ficar contaminado e por isso precisa ser substituído.
Nas revisões periódicas indicadas por alguns fabricantes (sem troca obrigatória por quilometragem), se o mecânico perceber que o óleo está com a qualidade prejudicada, a troca é realizada. Caso contrário, o lubrificante pode ser usado por mais tempo.
A revisão do óleo do câmbio automático é um procedimento profissional delicado, e nem todas as oficinas estão preparadas para fazer o trabalho. Por isso procure uma de sua confiança.
Isso acontece porque, dependendo do modelo e do fabricante, é preciso considerar algumas especificações, como o posicionamento da alavanca, se o veículo está aquecido, entre outros detalhes. Essas informações constam no manual do carro e precisam ser seguidas com rigorosidade, caso contrário, a checagem pode apresentar níveis falsos.
Se você está se perguntando quais sinais podem indicar problema no óleo do câmbio automático, você pode prestar atenção em alguns detalhes, como:
Outra orientação muito importante é não colocar outro óleo que não seja aquele indicado pelo fabricante, porque isso pode estragar a transmissão.
Ficou alguma dúvida? Se sim, você pode procurar um de nossos especialistas!
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Bom dia, acompanho a matéria e minha dúvida é que possuo um veículo importado: Peugeot importado 1.6 thp ano 2013 , hoje com 65.000 km uso não severo, apenas em cidade trânsito normal. A pergunta é a seguinte: troca por completo ou completa o câmbio. Se troca utiliza o sistema de diálise? Agradeço sua sempre valiosa orientação e aguardo retorno. Ótimo dia.
Bom dia, acompanho a matéria e minha dúvida é que possuo um veículo importado: Peugeot importado 1.6 thp ano 2013 , hoje com 65.000 km uso não severo, apenas em cidade trânsito normal. A pergunta é a seguinte: troca por completo ou completa o câmbio. Se troca utiliza o sistema de diálise? Agradeço sua sempre valiosa orientação e aguardo retorno. Ótimo dia e muito obrigado.