×
+EconomiaDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaSustentabilidade

Férias, época ideal para a revisão de veículos escolares

2023/01/13

10:30

A revisão de veículos escolares garante aos estudantes segurança e, acima de tudo, a vida

Segundo o Censo de Educação Básica, realizado anualmente pelo MEC, existem aproximadamente 50,5 milhões de alunos matriculados na rede de ensino do Brasil. A revisão de veículos escolares é essencial, pois a grande parte deles utilizam vans e ônibus para chegar até a escola.

O transporte escolar permite que os estudantes tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de onde moram e com respeito às características do local em que residem, pois é um direito básico e fundamental de todo cidadão brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988.

Esse transporte traz consigo uma série de dificuldades, tais como: circulação em estradas não pavimentadas, estradas irregulares com fluxo severo, entre outros.

Desta forma, é primordial que a manutenção da frota esteja em perfeitas condições, para garantir conforto, segurança e mais tranquilidade aos estudantes e seus pais.

A responsabilidade pela revisão de veículos escolares é dos transportadores, e o período de férias é ideal para a realização de revisões preventivas, evitando assim a ocorrência de problemas futuros de manutenção durante o período das aulas. Evitar essa dor de cabeça, é garantir a segurança dos alunos e o não comprometimento da frequência e assiduidade às aulas.

Durante a manutenção preventiva, é possível verificar todos os itens de segurança e de conforto veicular, e assim, fica mais fácil perceber as reais condições de funcionamento e manutenção do veículo. Os principais itens verificados na revisão de veículos escolares são:

  • Componentes de suspensão;
  • Sistema de freios;
  • Pneus e as válvulas de segurança;
  • Sistemas de sinalização e iluminação do veículo (setas, lanternas, faróis etc);
  • Palhetas do para-brisa, entre outros.

Conforme o Guia de Transporte Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, além das vistorias normais no Detran, o veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança. Pela Legislação, os veículos autorizados a transportar alunos são os mesmos que, em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, têm especificações adequadas para transporte de passageiros. Em algumas regiões em que as estradas são precárias ou não existam veículos apropriados disponíveis, o Detran autoriza o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para tal. 

Revisão de veículos escolares
Revisão de veículos escolares

Pela Legislação nacional, o veículo destinado ao transporte escolar deve possuir cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros, uma grade separando os alunos da parte onde fica o motor, seguro contra acidentes, no máximo sete anos de uso, registrador de velocidade (tacógrafo) e apresentação diferenciada com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira contendo a palavra “Escolar” na cor preta.

O Lucas Derick, da engenharia do grupo DPaschoal, afirma que todos os prestadores desse tipo de serviço devem estar atentos às condições de seus veículos, e a orientação é que estes profissionais procurem as oficinas capacitadas para manter as condições adequadas.

“Os condutores de veículos de transporte escolar carregam consigo a responsabilidade de garantir a segurança de milhares de estudantes por todo o Brasil. É de extrema importância que esses veículos estejam com os requisitos básicos de segurança em dia, por isso a necessidade de executar as revisões periódicas. Na Rede DPaschoal, os profissionais de transporte escolar têm a garantia de que encontrarão a mais completa revisão e, se necessário, peças de reposição de qualidade e equipe técnica capacitada para realizar todas estas manutenções”, afirma Lucas.

Por isso, se você é transportador escolar ou conhece alguém que seja, na DPaschoal a revisão de veículos escolares é gratuita e ajuda a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo.

Segurança sempre em primeiro lugar!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo