×
+EconomiaCuriosidadesRevisão de Segurança

A revisão em dia e o carro em boas condições

2022/11/30

9:25

Os itens checados nas revisões periódicas são essenciais para que o veículo não apresente problemas comuns, por isso, estar com a revisão em dia faz diferença!

Muita gente não sabe, mas ter o hábito de realizar as revisões periódicas, indicadas pelas montadoras, ajuda, e muito, na manutenção de diversos itens do veículo que costumam apresentar defeitos. Além disso, a manutenção preventiva é excelente no momento da revenda, já que veículos bem cuidados conseguem atrair possíveis compradores com mais facilidade.

As revisões são divididas em três tipos: preditiva, preventiva e corretiva. O que costuma indicar o tipo de revisão a ser feita em um carro, é seu estado de conservação, mas existem alguns itens que devem, obrigatoriamente, ser verificados em todas essas manutenções. Importante ressaltar também, que todo e qualquer veículo, seja ele novo, seminovo ou antigo, deve ser inspecionado regularmente por um profissional capacitado, em um estabelecimento de confiança.

A revisão preditiva consiste no acompanhamento periódico do veículo através da inspeção e do monitoramento de determinados sistemas de funcionamento, o que pode se classificar como um monitoramento de rotina, já que é baseada nas reais condições em que o carro se encontra, com o intuito da redução de probabilidade de falhas, desgastes e danos nos equipamentos.

Esse tipo de manutenção prevê possíveis falhas, permitindo ao proprietário, programar os reparos e ajustes no veículo antes que problemas apareçam. Nesse tipo de revisão, geralmente é realizada a análise do óleo, que pode indicar irregularidades ou desgastes, com base na presença de elementos contaminantes.

Revisão Preditiva

A revisão preventiva é a mais conhecida pela grande maioria dos proprietários de veículos e é, basicamente, a checagem periódica de todos os componentes do carro. Ela é essencial para garantir eficiência e confiabilidade no veículo, evitando desgastes e possíveis falhas. Significa planejar uma ação de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos, a fim de que possam funcionar da melhor maneira possível.

Apesar de ser uma das mais econômicas, a revisão preventiva é considerada a mais importante, pois evita o agravamento de possíveis defeitos e, consequentemente, o risco de acidentes, panes e gastos que poderiam ser evitados.

Revisão Preventiva

Já a revisão corretiva, como seu próprio nome diz, trata-se de uma manutenção que deve ser realizada para corrigir algo que está apresentando falhas. Ela tem o intuito de restaurar as condições originais do veículo, fazendo com que ele volte a funcionar normalmente. Essa manutenção não é programada, já que é realizada após um determinado dano.

Além disso, a revisão corretiva, geralmente tem um custo mais elevado se comparado às outras, pois acontece quando determinado equipamento ou peça já apresenta mau funcionamento e precisa ser substituído.

Revisão Corretiva

Pouca gente sabe, mas a falta de manutenção preventiva nos veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito. É comum vermos veículos circulando pelas vias, com os pneus “carecas”, o que, em dias de chuva, pode levar à aquaplanagem, causando acidentes que poderiam ser evitados se a revisão preventiva, e a substituição necessária, tivessem sido realizadas. Além do risco de acidentes, conduzir veículo em mau estado de conservação é infração de trânsito grave, de acordo com o art. 230, XVIII do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Para saber quando o carro precisa ser levado para uma revisão, depende muito de sua utilização. A maioria das montadoras indica revisar o veículo a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros, mas esse prazo tende a cair pela metade, ou seja, a cada seis meses ou a cada 5 mil quilômetros, em carros com utilização mais severa, como aqueles que rodam constantemente em trânsito lento. Além disso, o prazo determinado para a realização das revisões pode definir a substituição de determinadas peças, como as velas de ignição, por exemplo.

Todos os sistemas do veículo devem ser verificados sempre que possível, afinal, para garantir uma dirigibilidade com segurança e conforto, é necessário que todos os sistemas estejam funcionando perfeitamente.

Seguem os principais itens a serem verificados nas revisões programadas, conforme orientação dos fabricantes:

  • Alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus;
  • Sistema de suspensão e amortecedores;
  • Fluído e sistema de freios;
  • Níveis do fluido do sistema de arrefecimento do motor;
  • Óleos lubrificantes;
  • Níveis dos líquidos para limpeza dos vidros;
  • Palhetas dos limpadores de pára brisas;
  • Luzes, bateria e sistema de embreagem.   

Para o gerente de Engenharia da Cia DPaschoal, Emerson Salles, todo o tipo de revisão é de extrema importância, para manter o carro sempre em dia, a fim de se evitar riscos de acidentes, gastos desnecessários e problemas futuros.

“Muita gente reconhece os sinais que os carros apresentam, tais como: ruídos, vibrações indesejadas, aumentos de temperatura, perda na função de um determinado sistema (ex. válvula termostática para de funcionar), os quais chamamos de efeitos decorrentes dos problemas existentes, mas não é todo o condutor que consegue perceber esses sinais. Por isso é extremamente importante que os veículos estejam com as revisões em dia. Além de evitarmos problemas futuros, que poderiam gerar gastos desnecessários, manter as revisões em dia pode evitar o risco de acidentes por conta do desgaste de determinados componentes”

indicou Emerson Salles.

E você sabia que aqui na DPaschoal a Revisão de Segurança é gratuita? É isso mesmo! Basta agendar um horário em uma de nossas lojas e realizá-la. Só a DPaschoal avalia os principais itens de segurança do seu carro com equipamentos modernos e oferece um diagnóstico rápido e preciso.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo