×
+EconomiaCuriosidadesPé na estradaTécnico

O primeiro carro a gente nunca esquece, mas é preciso cuidar

2022/11/17

4:23

Cresce o número de novos motoristas que estão em busca do primeiro carro, mas é necessária a correta manutenção para não ficar novamente a pé 

O grande sonho da maioria dos jovens que estão prestes a completar os 18 anos é, e sempre foi tirar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Muitos desses jovens preparam-se economicamente por anos para que, ao receber a PPD – Permissão para Dirigir, ou seja, o documento que antecede a CNH, possam comprar o primeiro carro.

Muitos deles conseguem, mas acabam se esquecendo de que os veículos necessitam de cuidados e manutenções preventivas para que o sonho não se torne um pesadelo.

Esse sonho poderá ser antecipado, pois tramita no Senado Federal, o Projeto de Lei nº 3.973/2019, de autoria do Senador Mecias de Jesus, do partido Republicanos, de Roraima, que pretende possibilitar a emissão da PPD para jovens a partir dos 16 anos, o que certamente vai acelerar a procura por veículos novos e seminovos por parte dos recém habilitados.

Um dos grandes entraves para a compra do primeiro carro está sendo a alta nos preços dos veículos zero quilômetro e seminovos, contudo, o mercado ainda oferece opções para quem pretende gastar até R$ 60 mil, para a realização do sonho. Para isso, alguns pontos precisam ser considerados, como o fato de que modelos populares, com motores de menor cilindradas, costumam ter custos menores de manutenção e de consumo de combustível, além de serem mais novos do que os veículos mais potentes e com mais opcionais.

Primeiro Carro

Ao adquirirem seus carros, os novos motoristas devem estar conscientes de que não basta somente abastecer e rodar, pois cuidados como a troca de óleo do motor dentro dos prazos indicados pelo fabricante, a correta calibragem dos pneus, estar sempre em dia com o alinhamento e o balanceamento, verificar o nível do líquido do sistema de arrefecimento do motor, visitas periódicas a profissionais mecânicos de confiança e constante atenção às mudanças de comportamento dos veículos durante a utilização, podem evitar gastos desnecessários com problemas os quais poderiam ser facilmente resolvidos graças à pequenas atitudes.

Além disso, o modo de condução do motorista pode acelerar alguns processos de desgaste de peças e componentes dos carros. Por isso, é indicado que o novo condutor esteja sempre atento à forma com que dirige o veículo.

Acelerar e frear de maneira brusca, fazer curvas em altas velocidades, passar constantemente em buracos, não diminuir a velocidade em quebra-molas e lombadas, deixar equipamentos, como sistema de som e faróis em funcionamento com o carro desligado são algumas das atitudes que geralmente são feitas por motoristas com pouca experiência ao volante e que podem prejudicar o bom desempenho do veículo.

Primeiro Carro

Dentre as orientações que a Cia DPaschoal e seu Centro de Treinamento Técnico e Inovação – CTTi dão aos seus clientes recém habilitados, estão os cuidados relacionados com o motor, os pneus, o sistema de suspensão, a limpeza do sistema de ignição, entre outras partes do carro, pois a conservação e a prevenção de problemas no veículo podem estender a vida útil de importantes componentes e evitar problemas futuros. 

O responsável pela área de Engenharia da DPaschoal, Emerson Salles, reforça a importância ao serem tomadas estas pequenas atitudes que podem ajudar os novos motoristas a terem seus carros sempre em dia para sua utilização.

“A direção defensiva aliada a uma manutenção preventiva contribui significativamente na redução dos riscos de acidentes e nos custos de manutenção do veículo”.

concluiu Emerson.

E se você não se encaixa nesse perfil de novos condutores e é do tipo que deixa o carro parado em casa, vale a pena ler a nossa outra matéria abaixo:

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo