×
Pneu Murcho
CuriosidadesDireção seguraManutençãoTudo sobre pneus

Pneu parado murcha? Entenda a pressão de inflação.

2022/03/10

11:55

Essa é uma pergunta persistente! E para esclarecer essa dúvida, é necessário entender um pouco sobre pressão de inflação (calibragem), pois é ela quem irá definir o principal motivo.

Notou que os pneus do seu veículo têm ficado murchos? Isso é comum em automóveis que estão parados por muito tempo, entenda:

This image has an empty alt attribute; its file name is Pneu-Murcho.jpg
Pressão de Inflação – Pneu Murcho

Todos os pneus possuem a sua pressão de inflação adequada e é ela quem determina o desempenho deles quando estão ou não em movimento.

Quando o veículo se encontra estacionado por um longo período, a pressão nos pneus que estão em contato com o solo pode diminuir e ir lentamente se esvaziando com o passar dos dias, isso ocorre de forma natural e é bastante comum.

A pressão de inflação ideal dos pneus deve ser consultada nas especificações do fabricante do veículo indicada no manual, na tampa de combustível ou na coluna ao lado da porta do veículo. Sempre verifique e a mantenha de acordo para evitar desgastes na banda de rodagem ocasionada por baixa ou alta pressão.

 “Mas se meus pneus estão completamente tampados, por que ainda murcham?”

This image has an empty alt attribute; its file name is Carro-Estacionado.jpg
Pressão de Inflação – Carros parados

O ponto de encontro entre os pneus e o solo é o principal motivo para que isso ocorra. Devido as constantes mudanças de temperatura como dias quentes, frios e chuvosos, o material que está em contato com o solo sofre algumas alterações fazendo com que as moléculas de ar escapem, isso faz com que a pressão de inflação diminua, portanto, é comum que os pneus acabem murchando. Uma curiosidade é que em dias de temperaturas baixas como no inverno, essas alterações de pressão ocorrem com maior frequência.

Não tenho usado meu veículo, o que posso fazer para evitar que os pneus não murchem?

This image has an empty alt attribute; its file name is Calibrando-Pneu.jpg
Pressão de Inflação – Calibragem

Para que isso não aconteça, mesmo com o veículo parado é importante manter os pneus calibrados de forma preventiva, assim as constantes variações de temperatura do solo não irão atingi-los com grande impacto e a vida útil dos pneus irá ser prolongada. Realize a revisão preventiva do seu veículo, falamos um pouco mais sobre esse assunto aqui.

Também é aconselhável ir o quanto antes até um posto de combustível ou unidade DPaschoal para realizar a calibragem, esse procedimento pode ser feito de 15 em 15 dias, de preferência no período da manhã ainda com os pneus frios, inclusive com o estepe (nele você pode colocar sempre duas libras a mais conforme o especificado). E lembre-se, sempre com a pressão de inflação correta indicada para o seu veículo!

Não se esqueça de manter os bicos das rodas sempre com suas respectivas tampinhas, evitando perda de pressão devido fuligem e contaminantes atingindo o núcleo do componente.

Sendo assim, podemos afirmar que SIM, pneu parado murcha! Mas isso pode ser evitado tomando os devidos cuidados mencionados acima, afinal, queremos nosso veículo preservado para que ao precisar usá-lo, esteja funcionando 100%.

Visite uma de nossas lojas e faça a REVISÃO DE SEGURANÇA GRATUITA.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoTudo sobre pneus
Qual pneu devo usar? Entenda o uso e o Índice TWI

“Qual pneu devo usar?” é um dos questionamentos que surgem após a […]

2022/04/08

11:30

Ver mais
CuriosidadesDireção seguraManutençãoTudo sobre pneus
Preciso trocar o meu pneu? Entenda o momento certo.

Muito se fala sobre os desgastes dos pneus, sulcos, vida útil, mas […]

2022/03/23

11:08

Ver mais
ManutençãoTécnico
Já fez ‘endoscopia’ no motor do carro?

Sabe quando o motor do carro começa a fazer um barulho estranho […]

2021/12/09

2:13

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Skip to content