×
Manutenção

Por que trocar o óleo dentro do prazo?

2021/05/27

5:15

Trocar o óleo do automóvel é assunto sério. Entre os itens de manutenção do seu carro que você não pode ignorar, esse se encontra no topo. Isso porque o óleo do motor é uma das principais garantias de desempenho – e segurança! – do seu carro.

Por que é importante trocar o óleo?

Técnico realizando a troca de óleo.

Você sabia que motores de carro mal lubrificados perdem de 30 a 40% de sua vida útil? Assim, quando você deixa o prazo da troca do óleo passar, corre também o risco de fundir o motor – o que vai gerar muito gasto e muita, muita dor de cabeça.

Esse é um dos mais sérios problemas que podem acontecer com o seu carro. E caso não saiba o que significa um motor fundido, nada mais é do que um motor travado. Você até consegue ligar o carro, mas a única coisa que conseguirá dele é um choque barulhento das peças – ou porque elas quebraram ou porque sofreram danos irreparáveis, como terem derretido.

Por isso o óleo é tão importante, porque ele é o responsável pela lubrificação dos cilindros, dos pistões, da caixa de câmbio e da embreagem, o que faz com que diminua o atrito entre as peças, no decorrer do tempo de uso do carro.

Para que essa função seja desempenhada, entretanto, é importante que o óleo tenha a viscosidade correta. Como descobrir isso? Consultando o manual do proprietário.

No óleo de motor adequado para o seu carro há componentes que cuidam das peças automotivas, como antioxidantes, anticorrosivos, antiespumantes, entre outros. E é isso que garante o bom desempenho do seu carro, sem falar que evita o aumento do consumo de combustível.          

Cuidados no dia a dia

Técnico realizando a verificação do nível de óleo.

No cotidiano, o óleo de motor acaba sofrendo deterioração, o que pode gerar contaminação de metais pesados. O que você não pode deixar acontecer é que no fundo do motor se forme uma borra de resíduos. Por isso também a troca do óleo deve ser feita no prazo. Além disso, deve ser realizada a substituição do filtro, já que é ele que impede a passagem das impurezas para o motor.

No dia a dia também é preciso averiguar o nível do óleo, jamais misturar os tipos de óleos e nunca adicionar aditivos. Outro cuidado é não deixar o carro em altas temperaturas por muito tempo – assim como não abastecer em postos de combustível de qualidade duvidosa!

Quando trocar o óleo

É bom que a troca do óleo aconteça sempre a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. E, claro, nem precisa dizer que um lugar de confiança para realizar essa troca é tão importante quanto a própria troca. Primeiro porque o serviço precisa ser de qualidade, para que não haja vazamentos, entre outros problemas.

Segundo, porque o óleo deve ser de qualidade, para garantir o máximo de desempenho, aumentar e economia de combustível e, ainda, reduzir a emissão de gases poluentes.

E esses dois itens você encontra na DPaschoal, que sempre oferece os melhores produtos e serviços quanto o assunto é a manutenção do seu carro. Portanto, quando estiver chegando o prazo da troca do óleo, dê uma passadinha na DPaschoal!

Além da troca de óleo, conte com a DPaschoal para a revisão e manutenção geral do seu automóvel. Aqui você vai encontrar qualidade desde o primeiro atendimento. Marque uma avaliação e garanta a sua segurança, a segurança de todos no trânsito.

Vale ressaltar que, quando o automóvel tem tudo em dia, a segurança de todos vai estar garantida. Busque mais informações no nosso site!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antônio Silva de Lima disse:

    Meu amigo sou cliente muitos anos da DPaschoal Jundiaí , já fiz várias manutenção e muito bom com vocês já para trocar óleo do motor com vocês não dá preços absurdo e ainda não e óleo Genuíno eu procuro outro lugar troco com óleo genuíno ainda fica mais, barato .

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo