×
Direção segura

Para que serve o amortecedor do seu carro?

2020/09/29

5:16

Amigo motorista, seu carro está apresentando instabilidade e muita vibração ao passar em qualquer buraco? Pode ser algum problema no amortecedor e, como esse é um dos itens de segurança do veículo, merece a sua atenção!

Assim como o freio e o pneu, é essencial que o amortecedor esteja em boas condições e funcionando bem. Mas você sabe por quê?

Para que serve e como funciona o amortecedor?

O amortecedor é responsável por dar estabilidade ao carro e deixar a condução mais confortável, amortecendo os movimentos da suspensão. Sem a peça, todos dentro do carro ficariam chacoalhando com os movimentos.

Isso, porque a peça controla o movimento das molas da suspensão, limitando as oscilações da carroceria e controlando esse sistema.

Mecânico apertando parafuso dianteiro

Ele funciona da seguinte forma: o seu interior é preenchido com óleo, que é deslocado de um lado para o outro pela haste do amortecedor. É o óleo que cria a resistência responsável por amortecer os movimentos, dissipando as oscilações.

Com o tempo, as válvulas internas do amortecedor vão se desgastando, podendo gerar vazamentos internos. O que pode ocorrer também são vazamentos externos, quando o óleo começa a vazar para fora da peça.

Tudo isso faz com ele o amortecedor vá perdendo a eficiência e talvez seja necessária uma troca. Para confirmar é importante medir e testar com ferramentas de diagnóstico específicas, para garantir a troca apenas se necessário e no momento certo.

Quais são os componentes do amortecedor?

Raio-x do amortecedor

As peças que fazem parte do amortecedor são coxim, coifa e batente.

Coxim: é considerado o suporte do amortecedor, portanto, é essencial para a segurança e vida útil do veículo. Ele faz parte do sistema de suspensão, o que acaba gerando mais conforto e estabilidade quando você dirige.

Sua função, como já falamos é sustentar o amortecedor, diminuir ruídos, choques e vibrações. Para evitar problemas, faça revisões preventivas e mantenha uma direção segura.

Para isso, evite passar em buracos, lombadas e afins em alta velocidade. Não faça arranques ou frenagens bruscas e não altere a suspensão do seu carro.

Coifa: envolve a haste de suspensão. É uma peça de vedação, por isso protege o sistema de resíduos e vazamentos.

Batente: sustenta a mola do amortecedor.

Quando trocar o amortecedor?

Normalmente o amortecedor tem danificação gradativa. Por isso, é muito importante que estejamos sempre prestando atenção para perceber as vibrações. No entanto, existem outros sinais que indicam que o amortecedor precisa de cuidado.

Veja:

  • Se há marca de óleo no piso,
  • Se direção e pneus estão desgastando mais rápido do que o habitual,
  • Se o freio está demorando para agir.
  • Se o carro balança em alta velocidade ou com vento forte,
  • Se os faróis estão desalinhados – esse pode ser o indicador de problemas no amortecedor também.

Confira o post: Verifique as luzes do veículo em casa e sozinho.

Se você perceber qualquer um desses sinais, passe na DPaschoal mais próxima e faça revisão de segurança gratuita. A nossa equipe tem o compromisso de medir e testar todas as peças do carro para sugerir a troca apenas do que for necessário e na hora certa.

Por meio das nossas ferramentas de diagnóstico, podemos te mostrar os sinais de desgaste no amortecedor e se está na hora ou não de trocar.

Está precisando fazer a revisão?

MARCAR HORÁRIO NA DPASCHOAL

Fonte:

Amortecedores: sinais de problemas e quando trocar. Em: Conexão CTTi. http://www.conexaoctti.com.br/index.php/amortecedores-sinais-de-problemas-e-quando-trocar/

Verifique as luzes do veículo em casa sozinho. Em: Blog DPaschoal. https://blog.dpaschoal.com.br/verifique-as-luzes-do-veiculo-em-casa-e-sozinho/

Guia dos amortecedores. Em: Blog Nakata. https://blog.nakata.com.br/guia-dos-amortecedores

Entenda a importância do coxim do amortecedor para os veículos. Em: Blog Nakata. https://blog.nakata.com.br/entenda-a-importancia-do-coxim-do-amortecedor-para-os-veiculos/

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo