×
AmortecedoresCuriosidadesManutençãoRevisão de SegurançaTécnico

Mantenha a manutenção do sistema de suspensão e evite problemas futuros com os amortecedores

2022/10/19

10:28

Loja DPaschoal – Amortecedores

Fundamentais na absorção das irregularidades do solo, garantindo conforto e, acima de tudo, segurança, os amortecedores merecem atenção especial!

Que a grande maioria das estradas, ruas e vias no Brasil são irregulares, com excesso de buracos, ondulações e desníveis, todo mundo já sabe, e é por isso que a manutenção correta do sistema de suspensão dos veículos precisa de uma atenção mais do que especial, o que inclui os amortecedores, que são peças fundamentais para a garantia da segurança, conforto e estabilidade do veículo durante a frenagem, além de assegurar o contato permanente dos pneus com o solo.

Os amortecedores surgiram no final do século XIX, quando a indústria automobilística estava a todo o vapor, mas os carros eram extremamente desconfortáveis e inseguros, pois as estradas e vias de acesso ainda não tinham condições adequadas de rodagem. No ano de 1926, nos Estados Unidos, foi criado o que é considerado o “pai” do amortecedor, um equipamento chamado Eliminador de Vibrações, que foi apontado como uma grande inovação da indústria automobilística à época, trabalhando com um sistema hidráulico e que possuía um pistão vertical interno.

Poucos anos depois, foi lançado no mercado, o amortecedor de dupla ação, que era composto por duas câmaras, uma de compressão e outra de tração, divididas pelo pistão e por válvulas calibradas. Na sequência foi apresentado o amortecedor telescópico de dupla ação e, nos anos 60, foi lançado o amortecedor hidráulico, que trabalha com um pistão que se movimenta dentro de um tubo contendo óleo, e possui válvulas reguladoras e canais de passagem, controlando o fluxo de óleo em ambos os sentidos, o que equipa os veículos nos dias de hoje.

Atualmente, a grande maioria dos sistemas de amortecedores são equipados com nitrogênio, o qual além de possuir uma melhor eficiência, ajuda a prevenir a ocorrência de falhas na ação do sistema, mantendo a temperatura interna do óleo do componente em condições de trabalho estáveis (sem ocorrência de bolhas). Não se pode esquecer de mencionar também a existência dos amortecedores eletrônicos, os quais equipam os principais veículos “premium” disponíveis no mercado.

Troca de Amortecedores

Para que os problemas não apareçam precocemente e os amortecedores possam funcionar de maneira eficiente, alguns cuidados podem ser tomados. Os componentes do sistema de suspensão devem ser inspecionados periodicamente, por serem equipamentos de segurança e é importante que essas inspeções sejam realizadas conforme as manutenções indicadas pelo manual do proprietário ou quando houver alguma percepção de irregularidade no sistema, como barulho, desconforto ao dirigir e instabilidade do veículo.

Uma das orientações que a DPaschoal e seu Centro de Treinamento Técnico e Inovação – CTTi dão aos seus clientes é que ao passar em quebra molas e valetas, reduzam a velocidade, a fim de evitar que os amortecedores trabalhem em seu fim de curso e que a válvula que regula a passagem de óleo, seja danificada.

Outro alerta muito importante é sempre procurar por oficinas de confiança, que trabalham com peças novas e de marcas reconhecidas, e evitem também a aplicação de amortecedores recondicionados. Para identificar se os amortecedores estão em boas condições é importante verificar o comportamento do veículo em curvas e terrenos irregulares, onde a existência de barulhos nos componentes de suspensão podem ser um indicador de amortecedores com sua eficiência comprometida.

O Instrutor Técnico do CTTi, Leonardo Tobias, reforça a importância de se efetuar a inspeção regular do sistema de suspensão do veículo.

“Os motoristas devem estar sempre atentos às inspeções do sistema de suspensão de seus carros. É de extrema importância, realizar a substituição, sempre que houver a real necessidade. A DPaschoal possui um equipamento de diagnose assertiva e transparente, que é ferramenta exclusiva e patenteada pela empresa, para testes específicos dos amortecedores”.

Leonardo Tobias – Instrutor Técnico CTTi
Troca de Amortecedores

Para saber mais sobre amortecedores, no nosso blog temos uma matéria sobre a hora certa de trocá-los. Visite uma de nossas lojas para realizar o teste e se necessário, acesse nosso site abaixo e confira nosso catálogo completo.

DPaschoal, você pode confiar!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo