O amortecedor é o componente responsável por oferecer conforto, estabilidade e segurança ao veículo. Na maioria dos automóveis, ele é instalado entre o chassi do veículo e a roda, fazendo parte do conjunto de suspensão.
Assim, os amortecedores mantêm o contato dos pneus com o piso e controlam os movimentos de abertura e fechamento das molas.
Mas você sabe identificar os sinais de que está na hora de trocar o amortecedor? Qual a forma mais segura (e econômica) e fazer essa análise?
Bom, isso pode variar, mas separamos aqui algumas dicas importantes para te ajudar. Confira:
Conversamos com o Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal e ele explicou que os amortecedores “[…] podem precisar de substituição antes de 20 mil ou mais de 80 mil quilômetros, dependendo das condições de uso”.
Portanto, não tem receita de bolo! O mais adequado é o observar como você dirige e a condição das vias onde costuma rodar.
Segundo o Emerson, “em carros que circulam por terrenos irregulares, por exemplo, a troca costuma acontecer antes. Já nos de vias bem-pavimentadas, mais para frente. Todavia, não existe uma regra determinante”.
IMPORTANTE! Existem outros fatores que aceleram o desgaste dos amortecedores, como o excesso de carga e molas fadigadas e o excesso de velocidade.
Se você quer economizar e aumentar a vida útil do amortecedor, a melhor maneira é reduzir a velocidade e fazer a revisão periodicamente.
1º- Verifique a estabilidade do veículo e o conforto ao dirigir.
2º- Faça a verificação visual do amortecedor e observe se existem manchas de lubrificantes presentes entorno das peças, ou no jargão da mecânica “vazando óleo”.
3º- Com o veículo estacionado, balance ele horizontalmente. Caso a carroceria se movimente acima do normal e fazendo barulhos, é sinal que pode existir avarias.
4º – Se ainda estiver na dúvida, procure por um centro automotivo especializado com ferramentas adequadas para fazer o diagnóstico.
Na DPaschoal é possível avaliar os componentes por meio de uma ferramenta chamada de “AudioShock”, patenteada e de uso exclusivo, desenvolvida pelo engenheiro Renan Monteiro com o CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da DPaschoal).
O equipamento consegue captar o som dos movimentos de abertura e fechamento da válvula interna do amortecedor por um microfone especial colocado no corpo do amortecedor.
De acordo com o ruído é possível avaliar, com 97% de assertividade, a condição do amortecedor sem necessidade de desmontá-lo do carro.
O equipamento também permite que as ondas sonoras sejam visualizadas pelo técnico e pelo cliente em um desenho gráfico parecido com um eletrocardiograma por meio do aplicativo AudioShock instalado no celular.
E ai? Gostou das nossas dicas? Se estiver na hora de fazer a revisão da suspensão do seu carro, encontre a DPaschoal mais próxima no nosso site e agenda sua avaliação e teste GRATUITO!
Navegue pelo nosso site na seção de AMORTECEDORES para conferir as marcas que trabalhamos a aplicação correta para o seu veículo!
Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]
2023/11/10
1:55
Em parceria com a Goodyear, DPaschoal inaugura container para venda de peças […]
2023/07/27
12:16
Fundamentais na absorção das irregularidades do solo, garantindo conforto e, acima de […]
2022/10/19
10:28