O ideal é você entender o que acontece quando seu carro sai de linha, para conseguir pesar os pontos positivos e negativos antes de tomar uma decisão.
O primeiro problema a enfrentar é a desvalorização do veículo, que pode ser de até 30% no ano em que a fabricante anuncia a descontinuação do modelo. Por isso, se sua intenção é vender rápido para obter um bom retorno financeiro, esqueça!
Mas, pense por outro lado, se você gosta do carro, pode permanecer com ele, mesmo o veículo tendo saído de linha. Muitos proprietários preferem modelos descontinuados e utilizam os carros no dia a dia, sem grandes complicações.
A tendência é de preços mais em conta no seguro do automóvel. Como o custo do seguro é calculado conforme o preço de mercado, a expectativa é de apólices mais viáveis.
Se o seu carro saiu de linha faz pouco tempo, vai ser mais fácil encontrar uma seguradora que aceite o modelo na cotação da cobertura. Se ele estiver fora de produção há mais de 15 anos, nem todas as seguradoras aceitam.
Essa é uma das maiores preocupações dos proprietários, mas nos 10 anos que se seguem depois da descontinuação do modelo, existe a obrigatoriedade de produção de peças de reposição. As montadoras precisam abastecer o mercado.
Mesmo assim, muitas vezes é difícil encontrar as peças de um veículo mais antigo. O ideal é verificar o jogo de peças de um modelo que ainda esteja sendo fabricado e que possa ser compartilhado com o seu veículo.
Se você é proprietário de um veículo de entrada que saiu de linha, a desvalorização tende a ser menor. Por isso, você não vai sentir inicialmente uma queda tão grande no valor do patrimônio e pode esperar um pouco mais para tentar uma venda.
Claro, se aparecer uma oportunidade, principalmente de usar o carro para trocar por um novo ou seminovo que ainda esteja sendo produzido, não perca a chance! Se você tiver condições financeiras de adquirir outro veículo, vá em frente! Caso contrário, isso não é um motivo para se desesperar, não faça ofertas desfavoráveis para vender a qualquer custo.
Este é outro ponto a se considerar se o seu carro saiu de linha. Se o veículo for de uma fabricante que iniciou suas operações no país há pouco tempo ou de modelos importados, a desvalorização será maior.
Agora, se ele for de uma fabricante reconhecida e respeitada no mercado, a desvalorização será menor. O mesmo acontece com modelos populares, que possuem grande apelo dos consumidores: estes carros desvalorizam menos, pois existe o interesse dos clientes, graças ao sucesso do produto!
Informações sobre como cuidar do seu carro é aqui! E na prática, em qualquer loja da DPaschoal.
A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada
2023/09/25
4:58
Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.
2023/09/15
3:03
A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.
2023/09/14
4:09