×
Meio Ambiente: atitudes sustentáveis que você pode ter no trânsito e em casa
Sustentabilidade

Meio Ambiente: atitudes sustentáveis que você pode ter no trânsito e em casa

2021/06/09

6:05

Você pode adotar atitudes sustentáveis tanto no trânsito quanto dentro de casa, sabia? São pequenos atos, sim, mas que fazem muita diferença no cuidado de nossa maior herança: o lugar no qual vivemos. Hoje queremos convidá-lo a uma reflexão mais profunda: os impactos ambientais que podemos evitar no dia a dia e novas atitudes sustentáveis.

Parece que não, mas têm vários. Por exemplo, não desperdiçar água ao escovar os dentes, tomar banho, lavar louça ou roupa; separar o lixo para reciclagem; reduzir o consumo de energia elétrica, tirando os aparelhos da tomada, depois do uso; optar por itens reutilizáveis sempre que possível; e, durante as compras, diminuir o uso de sacolas plásticas e demais descartáveis. Confira mais!

Pequenas atitudes em casa.

Meio Ambiente: atitudes sustentáveis que você pode ter no trânsito e em casa - Troca de lâmpada incandescente por lâmpada de led
Troca de lâmpada incandescente por lâmpada de led

Simples atitudes sustentáveis em casa aliviam o caótico cenário no qual vivemos. A devastação do meio ambiente não para e mesmo havendo muitas manifestações e os inúmeros manifestos, no cotidiano acabamos deixando passar oportunidades em que poderíamos ter feito algo… Tipo?

Tipo trocar as lâmpadas de casa por opções fluorescentes ou LED. Além de ajudarem a baixar o valor da conta de luz – e duram mais! – elas não contêm metais pesados.

Outra atitude que você pode adotar: liste o que faz parte do seu dia a dia e pode ser reciclado. Exemplo, se você assina jornal impresso ou costuma tomar muita água de garrafa. Pelo menos 30% de tudo que vai para o lixão poderia ter nova utilidade. Se for possível, separe o seu descarte entre orgânicos, papéis, plásticos, vidros e metais.

Aliás, reduzir o uso de embalagens é mais uma excelente atitude, ainda mais hoje que, devido aos aplicativos de alimentação, acabamos usufruindo muito mais desses recipientes. Portanto, evite garrafinhas de bebidas em geral, prefira o squeeze; troque os copinhos descartáveis por canecas ou copos de vidro; e os canudos de plásticos, hoje há opções de inox (guarde-o na mochila, por exemplo).

Outro item para ter sempre junto é a ecobag, para a hora do mercado. Daí você evita as sacolinhas de plástico. Mais dicas que permitem cuidar do planeta, são: tire os aparelhos da tomada quando não mais utilizá-los, reutilize a água do enxague da máquina de lavar (isso é tão importante!), cultive plantas em casa para melhorar a atmosfera e reutilize frascos de vidro (de azeitona, por exemplo), que podem armazenar grãos ou itens, como algodão ou bastonetes.

Sustentabilidade no trânsito.

Meio Ambiente: atitudes sustentáveis que você pode ter no trânsito e em casa - Manutenção preventiva
Manutenção preventiva

E no trânsito você também pode fazer algo pelo meio ambiente. Por exemplo, abastecendo apenas em postos nos quais o combustível é de boa procedência, porque isso fará com que seu carro emita menos gases poluentes.

Fugir de congestionamentos não economiza apenas seu tempo e sua paciência, mas também faz com que seu carro polua menos. Aceleradas desnecessárias também estão na lista de práticas que podem – e devem! – ser evitadas, pelo bem do ar que você respira e do carro que sofre com o desgaste desnecessário.

Manutenção preventiva é outra forma de cuidar do efeito poluente do seu carro, uma vez que as partes correspondentes estarão sempre bem cuidadas. Por exemplo, pneus murchos gastam mais combustível, assim como arranques bruscos. Carro desalinhado gasta mais os pneus – e combustível! Faça o alinhamento a cada 10.000km ou se passar por ruas muito esburacadas.

Se você usa carro todos os dias, que tal pegar carona uma ou duas vezes na semana – além do dia do rodízio? Faça sua parte para diminuir o número de veículos circulando. Vale optar pelo transporte público – ônibus, em trajetos curtos, ou mesmo o metrô, que é tão eficiente. Caso trabalhe próximo de casa, o que acha de ir de bicicleta? Pode significar uma grande mudança de estilo de vida, inclusive.

Quanto ao ar-condicionado, ligá-lo apenas quando for muito imprescindível, pois isso fará com que seu carro queime 20% menos combustível. Ah, e não se esqueça de deixar um saquinho de lixo por perto para não ter que jogar nadica de nada na rua.

Programa Economia Verde DPashcoal.

A DPaschoal vem fazendo sua parte com atitudes sustentáveis, tornando essa urgência mundial uma de suas bandeiras mais importantes. Com o Programa Economia Verde, nos voltamos com empenho à questão da sustentabilidade, ajudando não só o cliente a economizar na manutenção do carro, mas também a conservar o meio ambiente na instrução do melhor jeito de descartar os resíduos (que é assunto muito, muito sério).

Os prêmios que conquistamos ao longo dos anos nos deixam orgulhosos, é claro, mas gostamos mais quando eles servem de estímulo para que mais e mais empresas e pessoas cuidem do entorno.

E lembre-se: passando em frente de qualquer loja DPaschoal, dê uma paradinha para retirar seu Kit Verde, que contém:

+ Saquinho de lixo;
+ Folheto com mais dicas;
+ Bico verde feito para a válvula de ar, a fim de lembrá-lo que calibrar corretamente aumenta em até 25% a vida útil do pneu;
+ Cartão profundímetro para você acompanhar o desgaste e trocar o pneu na hora certa.

Aceita nosso desafio de adotar atitudes sustentáveis para cuidarmos, juntos, do meio ambiente?

Acompanhe mais conteúdos no nosso blog! Toda a semana conteúdos sempre atualizados sobre o universo automotivo, serviços e muito mais.

Os melhores serviços automotivos são na Dpaschoal! Alinhamento Total e balanceamento, troca de óleo, Desinfecção de Cabine e tudo para seu veículo..

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

+EconomiaDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaSustentabilidade
Férias, época ideal para a revisão de veículos escolares

A revisão de veículos escolares garante aos estudantes segurança e, acima de […]

2023/01/13

10:30

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesDestaqueSem categoriaSustentabilidade
DPaschoal garante o comprometimento com a verdade na Green Friday 2022

A empresa se responsabiliza em atender as reais necessidades dos consumidores com […]

2022/11/25

3:03

Ver mais
Sustentabilidade
Programa Economia Verde: há 14 anos cuidando do meio ambiente

O Programa Economia Verde da DPaschoal surgiu em 2007 a partir da […]

2021/11/09

10:52

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo