×
Curiosidades

Comodoro, puro requinte

2020/02/05

2:53

Quem é apaixonado por carro reconhece um clássico quando o vê. O Comodoro é um desses modelos, sinônimo de puro requinte. Lançado em 1975, pela Chevrolet, foi versão de luxo do Opala, o primeiro GM de passeio fabricado em solo brasileiro.

É que a linha passou por importante remodelação visual, além de contar com alguns diferenciais, como, por exemplo, interior estilizado com elementos decorativos feitos de material que imitava o jacarandá, madeira de lei, com aspecto elegante e elevado nível de resistência.

O Comodoro era o que se pode chamar de verdadeiro “carrão”. O modelo tinha teto de vinil, pintura especial na carroceria, farol de neblina, calotas na cor do carro e vários detalhes decorativos marcantes que faziam do modelo uma sensação no mercado nacional.

O Opala Comodoro foi durante muitos anos o desejo dos apaixonados por carros grandes e potentes. Ele também contava com câmbio manual de quatro marchas, 148 cv de potência, excelente desempenho, motor forte 4.1, acelerações rápidas e baixíssimo nível de ruídos.

Os bancos reclináveis também faziam muito sucesso, principalmente entre os casais apaixonados que gostavam de namorar dentro do veículo. Além de seu porte elegante, o Comodoro conquistava pelo silêncio na condução. Foi, definitivamente, um clássico dos anos 1970 e 1980.

Só que a partir de 1980, o Comodoro foi reposicionado no mercado pela Chevrolet, lançado como linha intermediária do Opala.

Já em 1988, o modelo foi rebatizado, passando a se chamar Comodoro SL/E. Durante esse período, a montadora também lançou algumas versões especiais do carro, com rodas esportivas, teto solar e até um modelo caminhonete, que teve poucas unidades.

O último modelo do Opala foi lançado em 1992. Na época, os fãs do carro no Brasil ficaram bastante decepcionados com a descontinuidade do veículo e chegaram até a fazer um protesto, com uma carreata histórica nos arredores da fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul, São Paulo.

Opala Comodoro 1992

O sucessor do Opala foi o Chevrolet Omega, que também fez sucesso no Brasil, porque reunia tudo o que havia de mais avançado em tecnologia, embora não tenha chegado a conquistar tantos entusiastas quanto o bom e velho “Opalão”.

O sucesso do Comodoro foi estrondoso no Brasil. O carro ajudou a construir uma imagem de requinte e qualidade associada aos veículos da GM. Essa impressão persiste até os dias de hoje, graças aos modelos icônicos da montadora.

Além de ser lembrado como um carro requintado e inovador, o Comodoro ainda é sucesso de crítica entre os especialistas. É um modelo poderoso que deixou saudades e que marcou a história da indústria automotiva no Brasil.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesManutenção
Bateria automotiva de qualidade, a relação com o meio ambiente

Como você sabe, a bateria automotiva é responsável pelo armazenamento da energia […]

2021/04/15

11:08

Ver mais
Curiosidades
Seu carro está parado? Veja dicas para garantir a preservação

Com o agravamento da pandemia do COVID-19 nos últimos meses, tivemos que […]

2021/04/01

11:54

Ver mais
Curiosidades
Qual a importância da higienização interna de veículos

Higienização interna de veículos: nunca antes foi um tema tão importante para […]

2021/03/18

4:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido