Sabe como funciona pesagem de caminhões? Se você tem um veículo pesado, deve compreender exatamente como tudo funciona: o peso ideal para o modelo e as implicações, caso trafegue de forma irregular. Portanto, descubra agora mesmo tudo sobre o assunto!
A pesagem de caminhão obrigatória começou nas estradas brasileiras em 1979, bem no início da modernização e da regulamentação das estradas. Foi a BR-277, no Paraná, a primeira a receber uma balança de pesar caminhão.
Não. Também passam pela balança de pesagem ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque.
Há mais de 110 postos de pesagem espalhados pelo Brasil. A maior parte está no Sudeste e Sul. As balanças são posicionadas em trechos estratégicos, principalmente os que levam a portos. Há também sensores eletrônicos espalhados pelas estradas, que conseguem aferir mesmo se o caminhão estiver em alta velocidade (por exemplo, até 200 km/h). A multa chega depois…
A balança de caminhão analisa o veículo por eixo. Ou seja, é necessário que haja a distribuição correta do peso entre os eixos. Esse cálculo depende também da quantidade de pneus utilizados em cada eixo e a distância entre os eixos.
Portanto, sim, cada modelo é analisado de uma forma, mas há tipos principais, para você ter uma ideia de como funciona:
Pois é, no cotidiano de um caminhoneiro, a pesagem do caminhão numa balança específica é procedimento de rotina. Isso acontece a fim de que a dirigibilidade não seja comprometida pelo excesso de peso, sem falar no aumento do consumo de combustível e do desgaste do caminhão, que é fabricado para aguentar uma carga específica em cada eixo, de acordo com o modelo.
Essa limitação de peso também garante a conservação da pista, o que é de interesse coletivo. Um cálculo básico aponta que o sobrepeso de 20% de um caminhão pode causar até 50% de desgaste na pista. É por isso que, quando um caminhoneiro excede o peso de seu veículo de carga pesada, ele fica sujeito à multa.
Caminhões com sobrepeso andam mais devagar, o que atrapalha o trânsito. Além do mais, o excesso de carga prejudica a capacidade de frenagem e manobras.
A balança de caminhão possui um software de pesagem que consegue identificar irregularidades nos eixos. Com o avanço tecnológico, as balanças de pesagem de caminhão costumam usar o máximo de automação e conectividade na emissão de relatórios.
As balanças para pesar caminhão costumam ter:
Em grandes empresas, a pesagem de caminhões é uma etapa de grande importância, acontecendo de diversas formas e por vários motivos.
Por exemplo, o caminhão é pesado no recebimento e na expedição de materiais, isso para conferência da carga. Outros fatores também são levados em conta pela empresa, como, por exemplo, a quantidade de material que vai para determinado lugar, além de, a partir desses dados coletados, ajudar no controle de custos. Nessas empresas, tecnologias diversas são usadas para obter o maior grau de confiabilidade.
Na Resolução Nº 258/07 do Contran consta a metodologia de aferição do peso de caminhões e quaisquer outros veículos de transporte de cargas, já com atualização da Resolução Nº 526/15 do Contran.
Nesse documento, é possível verificar, por exemplo, a tolerância na pesagem, o valor da multa, como deve ser feito o transbordo, entre outras informações.
Alguns dos valores, são: com excesso de até 600 kg, a infração será média, no valor de R$ 85,14. Entre 601 kg a 1.000 kg, a infração é considerada grave, e fica no valor de R$ 127,69. Acima de 1000 kg, a infração é gravíssima e a multa de R$ 191,54, aplicada a cada 500 kg.
E não é só isso! O veículo estará sujeito à retenção para transferência da carga (transbordo) e só poderá prosseguir viagem depois de descarregar o excesso.
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