×
Curiosidades

Meu carro saiu de linha, e agora?

2019/10/24

9:00

O ideal é você entender o que acontece quando seu carro sai de linha, para conseguir pesar os pontos positivos e negativos antes de tomar uma decisão.

 

Seu carro vai desvalorizar

O primeiro problema a enfrentar é a desvalorização do veículo, que pode ser de até 30% no ano em que a fabricante anuncia a descontinuação do modelo. Por isso, se sua intenção é vender rápido para obter um bom retorno financeiro, esqueça!

 

Mas, pense por outro lado, se você gosta do carro, pode permanecer com ele, mesmo o veículo tendo saído de linha. Muitos proprietários preferem modelos descontinuados e utilizam os carros no dia a dia, sem grandes complicações.

 

Você vai pagar mais barato no seguro

A tendência é de preços mais em conta no seguro do automóvel. Como o custo do seguro é calculado conforme o preço de mercado, a expectativa é de apólices mais viáveis.

 

Se o seu carro saiu de linha faz pouco tempo, vai ser mais fácil encontrar uma seguradora que aceite o modelo na cotação da cobertura. Se ele estiver fora de produção há mais de 15 anos, nem todas as seguradoras aceitam.

 

Como encontrar peças para carros que saíram de linha?

Essa é uma das maiores preocupações dos proprietários, mas nos 10 anos que se seguem depois da descontinuação do modelo, existe a obrigatoriedade de produção de peças de reposição. As montadoras precisam abastecer o mercado.

 

Mesmo assim, muitas vezes é difícil encontrar as peças de um veículo mais antigo. O ideal é verificar o jogo de peças de um modelo que ainda esteja sendo fabricado e que possa ser compartilhado com o seu veículo.

 

Carros mais baratos desvalorizam menos!

Se você é proprietário de um veículo de entrada que saiu de linha, a desvalorização tende a ser menor. Por isso, você não vai sentir inicialmente uma queda tão grande no valor do patrimônio e pode esperar um pouco mais para tentar uma venda.

 

Claro, se aparecer uma oportunidade, principalmente de usar o carro para trocar por um novo ou seminovo que ainda esteja sendo produzido, não perca a chance! Se você tiver condições financeiras de adquirir outro veículo, vá em frente! Caso contrário, isso não é um motivo para se desesperar, não faça ofertas desfavoráveis para vender a qualquer custo.

 

Carros de marcas reconhecidas desvalorizam menos

Este é outro ponto a se considerar se o seu carro saiu de linha. Se o veículo for de uma fabricante que iniciou suas operações no país há pouco tempo ou de modelos importados, a desvalorização será maior.

 

Agora, se ele for de uma fabricante reconhecida e respeitada no mercado, a desvalorização será menor. O mesmo acontece com modelos populares, que possuem grande apelo dos consumidores: estes carros desvalorizam menos, pois existe o interesse dos clientes, graças ao sucesso do produto!

 

Informações sobre como cuidar do seu carro é aqui! E na prática, em qualquer loja da DPaschoal.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Curiosidades
Luz do painel acesa? Veja o que significa

A luz do painel do seu carro você pode diagnosticar qualquer anormalidade […]

2020/07/21

2:07

Ver mais
Curiosidades
Carros de aplicativo: Cuidados para motoristas e passageiros

Os maiores aplicativos já estão tomando medidas para auxiliar as autoridades de […]

2020/05/07

5:27

Ver mais
Curiosidades
Dicas para você aproveitar a quarentena

Que tal deixar a sua quarentena mais leve? Gostou da ideia? Pensando […]

2020/04/22

4:35

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

Digite um e-mail válido