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Curiosidades

Como funciona pesagem de caminhões?

2021/01/29

2:11

Sabe como funciona pesagem de caminhões? Se você tem um veículo pesado, deve compreender exatamente como tudo funciona: o peso ideal para o modelo e as implicações, caso trafegue de forma irregular. Portanto, descubra agora mesmo tudo sobre o assunto!

Pesagem de caminhões: quando tudo começou 

Caminhão sendo carregado com matéria-prima

A pesagem de caminhão obrigatória começou nas estradas brasileiras em 1979, bem no início da modernização e da regulamentação das estradas. Foi a BR-277, no Paraná, a primeira a receber uma balança de pesar caminhão.

Apenas caminhões são pesados?

Não. Também passam pela balança de pesagem ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque.

Pesagem de caminhões: quando isso acontece?

Há mais de 110 postos de pesagem espalhados pelo Brasil. A maior parte está no Sudeste e Sul. As balanças são posicionadas em trechos estratégicos, principalmente os que levam a portos. Há também sensores eletrônicos espalhados pelas estradas, que conseguem aferir mesmo se o caminhão estiver em alta velocidade (por exemplo, até 200 km/h). A multa chega depois…

Qual o peso máximo permitido por eixo?

A balança de caminhão analisa o veículo por eixo. Ou seja, é necessário que haja a distribuição correta do peso entre os eixos. Esse cálculo depende também da quantidade de pneus utilizados em cada eixo e a distância entre os eixos.

Caminhão sendo pesado.

Portanto, sim, cada modelo é analisado de uma forma, mas há tipos principais, para você ter uma ideia de como funciona:

  • Eixo isolado com 2 pneus – carga máxima: 6 toneladas;
  • Eixo isolado com 4 pneus – carga máxima: 10 toneladas;
  • Conjunto de 2 eixos direcionais com 2 pneus (cada) – carga máxima: 12 toneladas;
  • Conjunto de 2 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 17 toneladas;
  • Conjunto de 3 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 25,5 toneladas.

Por que pesar caminhões?

Pois é, no cotidiano de um caminhoneiro, a pesagem do caminhão numa balança específica é procedimento de rotina. Isso acontece a fim de que a dirigibilidade não seja comprometida pelo excesso de peso, sem falar no aumento do consumo de combustível e do desgaste do caminhão, que é fabricado para aguentar uma carga específica em cada eixo, de acordo com o modelo.

Essa limitação de peso também garante a conservação da pista, o que é de interesse coletivo. Um cálculo básico aponta que o sobrepeso de 20% de um caminhão pode causar até 50% de desgaste na pista. É por isso que, quando um caminhoneiro excede o peso de seu veículo de carga pesada, ele fica sujeito à multa.

Caminhões com sobrepeso andam mais devagar, o que atrapalha o trânsito. Além do mais, o excesso de carga prejudica a capacidade de frenagem e manobras.

Como são as balanças para pesar caminhão?

Balança de pesagem

A balança de caminhão possui um software de pesagem que consegue identificar irregularidades nos eixos. Com o avanço tecnológico, as balanças de pesagem de caminhão costumam usar o máximo de automação e conectividade na emissão de relatórios.

As balanças para pesar caminhão costumam ter:

  • Semáforo: sinalizações para entrada e saída da balança;
  • Cancela: para controlar a entrada e a saída dos caminhões na plataforma de pesagem;
  • Sensores de posicionamento: a fim de garantir o posicionamento correto do caminhão;
  • Caixa de comandos: um tipo de controle manual dos recursos de automação;
  • Display: que informa o peso e possíveis mensagens de orientação para o caminhoneiro;
  • Código de barras: para quando a pesagem é realizada automaticamente, sem intervenção humana;
  • Câmera fotográfica: para registro fotográfico do caminhão na leitura do peso.

Pesagem de caminhão: dever da empresa contratante ou do caminhoneiro?

Em grandes empresas, a pesagem de caminhões é uma etapa de grande importância, acontecendo de diversas formas e por vários motivos. 

Conferência da empresa

Por exemplo, o caminhão é pesado no recebimento e na expedição de materiais, isso para conferência da carga. Outros fatores também são levados em conta pela empresa, como, por exemplo, a quantidade de material que vai para determinado lugar, além de, a partir desses dados coletados, ajudar no controle de custos. Nessas empresas, tecnologias diversas são usadas para obter o maior grau de confiabilidade.

Qual o valor da multa por não passar na balança?

Na Resolução Nº 258/07 do Contran consta a metodologia de aferição do peso de caminhões e quaisquer outros veículos de transporte de cargas, já com atualização da Resolução Nº 526/15 do Contran.

Nesse documento, é possível verificar, por exemplo, a tolerância na pesagem, o valor da multa, como deve ser feito o transbordo, entre outras informações.

Alguns dos valores, são: com excesso de até 600 kg, a infração será média, no valor de R$ 85,14. Entre 601 kg a 1.000 kg, a infração é considerada grave, e fica no valor de R$ 127,69. Acima de 1000 kg, a infração é gravíssima e a multa de R$ 191,54, aplicada a cada 500 kg. 

E não é só isso! O veículo estará sujeito à retenção para transferência da carga (transbordo) e só poderá prosseguir viagem depois de descarregar o excesso.

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