×
CuriosidadesTudo sobre pneus

Como foi inventado o pneu?

2018/11/01

7:17

Você sabia que hoje é o Dia do Inventor? Para comemorar este dia, nós iremos conversar sobre o nosso tema favorito: pneu. Mas hoje não vai ter dica e explicação sobre o que é alinhamento, balanceamento, recapagem, rodízio ou montagem. Vamos falar sobre a invenção do pneu! Se você quiser saber mais sobre o assunto, vem com a gente!

Depois de muitos problemas que marcaram as fases de evolução dos pneus como: borracha que não passava de uma goma para impermeabilizar tecidos ou o risco dela dissolver com o calor, por volta de 1830 tudo mudou.

Charles Goodyear, com o intuito de mudar esse cenário, fez diversos experimentos e confirmou que a borracha cozida a altas temperaturas com o enxofre, permitia que suas condições de elasticidade no frio ou no calor fossem mantidas. E aí, pronto. Ele descobriu o processo de vulcanização da borracha que além de dar forma ao pneu, ainda aumentava a segurança no momento das freadas e reduzia a trepidação dos carros.

Mais tarde, em 1847, foi instituída a colocação da câmera cheia de ar dentro dos pneus de borracha e a partir do ano de 1888, as fábricas deram mais atenção ao pneu, investindo em segurança, já que ele passou a ser usado em larga escala.

Aqui no Brasil, a produção de pneus começou por volta de 1934 e desde então vem se desenvolvendo e alargando suas produções e vendas. Já conta com mais de 15 fábricas do segmento e em relação à produção mundial, é o sétimo na categoria de pneus para automóveis e o quinto em pneus para caminhão, ônibus e camionetas.

Legal, né?

Agora que você sabe da história da invenção do pneu, que tal checar se está tudo certo com os pneus do seu veículo? Aqui na DPaschoal, temos profissionais qualificados e produtos de alto nível para cuidar do seu veículo com excelência. É só agendar o melhor horário para você e aparecer por aqui! 😉

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo