Já parou para pensar para onde vão os pneus descartados e inservíveis? Desde o início da produção de pneus no Brasil, demorou 63 anos para que uma resolução fosse prescrita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Resolução 258/99 de CONAMA).
Pneus velhos eram espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos e quintais de residências… e provavelmente ainda estão lá, já que demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza.
Além de poluir as águas e os solos, eles se tornam lugares propícios para a acumulação de mosquitos e parasitas capazes de provocar várias doenças, como a dengue. Mas e agora?
Infelizmente, nem sempre acontece o descarte correto, o que facilitaria bastante na preservação do meio ambiente, porque o pneu pode tanto ser reutilizado, como reciclado, dando origem a outros materiais.
Quando pneus velhos vão para a reciclagem, esse processo envolve, primeiramente, a separação da borracha dos demais componentes, como arame, metais e tecidos.
Depois disso, os pneus são cortados em lascas, purificados e moídos, passando por diversos processos mecânicos, que faz com que a borracha chegue em diferentes texturas.
Ao ser refinado em moinhos, obtemos uma manta uniforme, mas há também a possibilidade de obter-se um material granulado. De todo esse processo também resulta um pó, que pode ser aplicado em alguns materiais, como o asfalto.
Portanto, a borracha que resulta da reciclagem de pneus pode ter diversas aplicações como:
Assim, essa borracha se espalha para outros setores da indústria, o que acaba fortalecendo ainda mais a rede de reciclagem em geral.
Outra possível destinação dos pneus é a geração de energia, pois podem ser usados como combustíveis de forno para produção de papel, celulose, cimento e cal, por exemplo.
No entanto, essa técnica ainda gera controversas, pois a queima dos pneus pode ser prejudicial ao meio ambiente, uma vez que emite gases que intensificam o efeito estufa. Apesar disso, algumas empresas têm investido cada vez mais em processos para filtrar esses gases e neutralizar esse efeito na atmosfera.
O pneu pode passar por uma espécie de restauração quando é descartado mas ainda é considerado em “bom” estado.
Esse processo é conhecido como recauchutagem ou reforma e só pode ser feito quando o pneu não apresenta cortes, deformações e a banda de rodagem continua aderindo ao solo. Daí é possível realizar uma reforma.
Apesar de ser uma alternativa, a recauchutagem de pneus linha leve, ou seja, de carros de passeio, não é a mais indicada, pois, embora sejam mais baratos, eles duram 30% menos que pneus novos e ainda podem oferecer alguns riscos a segurança e estabilidade do veículo.
Como vimos, a reciclagem dos pneus é muito positiva e importante. Além de evitar o descarte deles de forma incorreta, poluindo solos e águas por mais de 600 anos, ela ainda dá origem a diversos materiais, dinamizando toda a indústria!
Você sabia que todos os pneus descartados nas lojas DPaschoal recebem a destinação ambientalmente correta? Para saber mais sobre nosso processo de reciclagem, acesse:
*Se ficou interessado, deixe nos comentários e podemos fazer um post sobre isso 😊
Você sabe qual a função e a importância do óleo lubrificante do […]
2021/02/02
12:00
Ar-condicionado automotivo: item de luxo ou de necessidade? Essa pergunta na verdade […]
2021/01/21
4:38
Aumentar a vida útil dos itens do carro é o desejo de […]
2020/11/19
2:22
Dpaschoal,
A reciclagem de pneus não chega aqui em alguns
que fazem conserto,
e troca ,e são descartados no
lixo doméstico ,
Sem responsabilidade