×
pneus
+Economia

Como é o processo de reciclagem de pneus?

2020/11/13

5:45

Já parou para pensar para onde vão os pneus descartados e inservíveis? Desde o início da produção de pneus no Brasil, demorou 63 anos para que uma resolução fosse prescrita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Resolução 258/99 de CONAMA).

Pneus velhos eram espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos e quintais de residências… e provavelmente ainda estão lá, já que demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza.

Além de poluir as águas e os solos, eles se tornam lugares propícios para a acumulação de mosquitos e parasitas capazes de provocar várias doenças, como a dengue. Mas e agora?

Infelizmente, nem sempre acontece o descarte correto, o que facilitaria bastante na preservação do meio ambiente, porque o pneu pode tanto ser reutilizado, como reciclado, dando origem a outros materiais.

Pneu descartado incorretamente na natureza

Como é feita a reciclagem de pneus?

Quando pneus velhos vão para a reciclagem, esse processo envolve, primeiramente, a separação da borracha dos demais componentes, como arame, metais e tecidos.

Depois disso, os pneus são cortados em lascas, purificados e moídos, passando por diversos processos mecânicos, que faz com que a borracha chegue em diferentes texturas.

Ao ser refinado em moinhos, obtemos uma manta uniforme, mas há também a possibilidade de obter-se um material granulado. De todo esse processo também resulta um pó, que pode ser aplicado em alguns materiais, como o asfalto.

Portanto, a borracha que resulta da reciclagem de pneus pode ter diversas aplicações como:

  • Tapetes e solados;
  • Protetores de equipamentos pesados;
  • Rodos domésticos;
  • Asfalto;
  • Solas de sapato e saltos;
  • Borracha de vedação
  • Entre outros…

Assim, essa borracha se espalha para outros setores da indústria, o que acaba fortalecendo ainda mais a rede de reciclagem em geral.

Combustível?

Outra possível destinação dos pneus é a geração de energia, pois podem ser usados como combustíveis de forno para produção de papel, celulose, cimento e cal, por exemplo.

No entanto, essa técnica ainda gera controversas, pois a queima dos pneus pode ser prejudicial ao meio ambiente, uma vez que emite gases que intensificam o efeito estufa. Apesar disso, algumas empresas têm investido cada vez mais em processos para filtrar esses gases e neutralizar esse efeito na atmosfera.

E os pneus remold?

O pneu pode passar por uma espécie de restauração quando é descartado mas ainda é considerado em “bom” estado.

Esse processo é conhecido como recauchutagem ou reforma e só pode ser feito quando o pneu não apresenta cortes, deformações e a banda de rodagem continua aderindo ao solo. Daí é possível realizar uma reforma.

Pneu sendo restaurado

Apesar de ser uma alternativa, a recauchutagem de pneus linha leve, ou seja, de carros de passeio, não é a mais indicada, pois, embora sejam mais baratos, eles duram 30% menos que pneus novos e ainda podem oferecer alguns riscos a segurança e estabilidade do veículo.

Como vimos, a reciclagem dos pneus é muito positiva e importante. Além de evitar o descarte deles de forma incorreta, poluindo solos e águas por mais de 600 anos, ela ainda dá origem a diversos materiais, dinamizando toda a indústria!

Você sabia que todos os pneus descartados nas lojas DPaschoal recebem a destinação ambientalmente correta? Para saber mais sobre nosso processo de reciclagem, acesse:

ECONOMIA VERDE DPASCHOAL

*Se ficou interessado, deixe nos comentários e podemos fazer um post sobre isso ?

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francisco de Souza Meira disse:

    Dpaschoal,
    A reciclagem de pneus não chega aqui em alguns
    que fazem conserto,
    e troca ,e são descartados no
    lixo doméstico ,
    Sem responsabilidade

Posts relacionados

+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais
+EconomiaDestaque
Gasolina mais cara: veja 5 dicas para economizar combustível

A Petrobras anunciou um reajuste no preço dos combustíveis para as distribuidoras, […]

2023/08/17

11:30

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo