Blog DPaschoal | Conteúdos e dicas automotivas

Preciso trocar o meu pneu? Entenda o momento certo.

Muito se fala sobre os desgastes dos pneus, sulcos, vida útil, mas afinal, o que é tudo isso e em que momento sei que preciso trocar o meu pneu?

Pensando nisso, separamos os principais pontos a serem observados para que você consiga definir se chegou ou não o momento de trocar o pneu. É importante enfatizar que a troca deve ser feita na HORA CERTA, evitando o desperdício de itens que ainda poderiam ser utilizados.

Pneus com a vida útil comprometida oferecem menos segurança no volante e uma experiência desagradável, surgindo efeitos como:

Por isso, é importante estar atento a esses pontos, evitando contratempos!

Para tomar a decisão de quando trocar o pneu, podemos considerar:

VIDA ÚTIL

A “regra” é que a partir de cinco anos após a compra, os pneus possam receber uma atenção maior. É aconselhável uma inspeção para avaliar as condições de cada um dos pneus e entender qual sua condição após esses cinco anos de uso.

A vida útil do pneu irá depender de uma série de fatores relacionadas ao uso do veículo, isso quer dizer que mesmo que exista um tempo mínimo a ser considerado (5 anos), os hábitos do condutor, as variações climáticas e as condições das vias que o veículo percorre influenciam em sua durabilidade, ou seja, seu pneu pode ter uma vida útil maior ou menor que esse prazo, isso dependerá das condições de uso.

Pneu sem condições de uso

SULCOS DO PNEU

A função dos sulcos é escoar a água para evitar aquaplanagem e garantir a aderência do pneu à pista, se os sulcos estiverem comprometidos, é um sinal de que o momento de trocar o pneu chegou!

Os pneus devem ser trocados quando a altura dos sulcos estiver abaixo de 1,6 milímetro, você pode avaliar a condição deles pelo TWI (Tread Wear Indicator), que é um limitar do desgaste do pneu, uma marcação na qual está presente na banda de rodagem. Quando o indicador de desgaste (TWI) facear sobre o sulco do pneu, é um indicativo de que o pneu atingiu o final de sua vida útil e não oferece os parâmetros necessários para a performance e segurança do veículo e seus ocupantes.

Sulcos do Pneu

DICA! Com uma moeda de 1 Real, você mesmo pode descobrir se está na hora de realizar a troca. Coloque a moeda na região da banda de rodagem (aquele espaço onde escorre a água). Se a parte dourada da moeda estiver visível, está na hora de trocar!

CARTÃO PROFUNDÍMETRO E PROFUNDÍMETRO PROFISSIONAL

É um indicador com marcações do nível de borracha do pneu utilizado nas lojas DPaschoal, ele faz um diagnóstico assertivo nos sulcos da banda de rodagem dos pneus. É colocado o marcador entre os sulcos do pneu e observado em qual nível do marcador ele está. Se estiver no vermelho, está na hora de realizar a troca!

Cartão Profundímentro

Essa ferramenta faz parte do carrinho de Revisão de Segurança da DPaschoal, com ela medimos e testamos antes de realizar a troca, garantindo um serviço responsável e sustentável seguindo à risca as diretrizes do Programa Economia Verde.

Como mostrado acima, existem alguns meios que indicam o mau estado dos pneus, então recomendamos que se uma vez percebidos, a troca seja feita com antecedência. E se precisar realizar, você pode contar com as unidades DPaschoal e ter a garantia de que o seu pneu terá o descarte correto.

Não espere uma gravidade acontecer para decidir trocar o pneu!

Sair da versão mobile