×
Qual a diferença entre oficina de automóveis e centro automotivo?
Manutenção

Perigo oculto: o risco na utilização de peças falsificadas no carro

2023/08/03

3:57

Peças falsas ou com baixa qualidade, podem ser fabricadas com materiais inferiores ou de baixa durabilidade, o que aumenta o risco de falhas durante o uso.

Crescem as denúncias de uso de peças falsificadas em reparos de veículos

Nos últimos tempos, muitas notícias têm trazido à tona um enorme risco ao trânsito no Brasil: a utilização de peças falsificadas em carros que precisam passar por reparos. Proprietários de veículos os quais fizeram as manutenções em seus veículos e tiveram as peças com defeito substituídas por novas peças, denunciaram a ação e peritos constataram a utilização de peças falsificadas como substitutas das peças originais.

A segurança e o desempenho adequado de um veículo não dependem apenas do seu projeto, sua fabricação e da condução por parte do motorista, mas também da qualidade das peças que o compõem.

Peças falsas, ou seja, peças produzidas com a marca de uma outra empresa, sem a ciência ou anuência dela, ou ainda, peças produzidas com baixa qualidade e colocadas no mercado sem o compromisso com o atendimento aos requisitos funcionais especificados pelos fabricantes originais, podem ser facilmente encontradas no mercado e utilizadas em veículos, apresentando sérios riscos para os motoristas, passageiros e todos os usuários das vias.

Por isso é importante destacar os perigos associados à utilização de peças falsas ou com baixa qualidade e a necessidade de adquirir componentes genuínos e de qualidade certificada.  

Peças falsas ou com baixa qualidade, podem ser fabricadas com materiais inferiores ou de baixa durabilidade, o que aumenta o risco de falhas durante o uso. Peças de freio falsificadas e de baixa qualidade, por exemplo, podem comprometer a capacidade de frenagem adequada do veículo, elevando o risco de graves acidentes. Componentes como velas de ignição, filtros de ar e óleo, correias e mangueiras falsificadas ou de baixa qualidade, na maioria das vezes, não funcionam corretamente, resultando em redução de potência, aumento do consumo de combustível e danos a outras partes do motor.

Com a crescente utilização de equipamentos tecnológicos nos veículos atuais, muitas funções importantes são controladas por sistemas eletrônicos, com isso, a utilização de peças de origem duvidosa, podem não ser compatíveis com esses sistemas, causando mau funcionamento dos componentes e até mesmo danos permanentes aos sistemas do veículo.

Ao optar pela utilização de peças genuínas, os proprietários de veículos têm a garantia de que estão adquirindo produtos que foram projetados e testados para funcionar corretamente em seus veículos. Além disso, eles geralmente recebem suporte técnico e garantia do fabricante. Peças falsas, por outro lado, não oferecem essas garantias e podem deixar os proprietários sem proteção em caso de falhas ou problemas.

Diante de todos esses riscos, é crucial adquirir peças de reposição de fontes confiáveis e reconhecidas, como revendedores autorizados e lojas especializadas. Além disso, ao realizar serviços de manutenção e reparo, é recomendado utilizar oficinas de confiança, que sigam as diretrizes do fabricante e usem peças genuínas.

O Gerente de Engenharia da DPaschoal, Emerson Salles, confirma que o uso de peças falsas ou de baixa qualidade nos veículos, na maioria das vezes, além de resultar na perda da garantia do fabricante, coloca em risco a segurança no trânsito e o desempenho do veículo.

“A segurança de todos os envolvidos no trânsito, seja ele motorista, passageiro e pedestres, deve ser sempre prioridade, e a utilização de peças de reposição genuínas e de qualidade, certificadas pelos órgãos regulamentares, é um passo importante para garantir a integridade e confiabilidade do veículo. A recomendação é de que o proprietário procure levar seu carro em uma oficina de confiança, assim como, quando necessário, adquirir peças em locais confiáveis. Todo o cuidado é pouco, pois a probabilidade de ocorrência deste risco é alta, e este risco tem aumentado significativamente nos últimos anos”

Emerson Salles, Gerente de Engenharia.

E quando o assunto é peças originais, na DPaschoal você encontra peças de marcas reconhecidas e que são referência no mercado automotivo. Além disso, a grande parte dos nossos fabricantes homologados são por sua maioria os que fornecem para grandes montadoras, ou seja, passam por testes de homologação, durabilidade, kms rodados e requisitos técnicos que garantem a qualidade dos produtos.

Para conferir, acesse o nosso site ou visite uma de nossas lojas!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo