×
CuriosidadesManutenção

Gasolina comum ou aditivada? Principal diferença entre elas!

2021/08/05

3:50

Quando recomendam gasolina aditivada para seu carro você ainda fica com dúvida se realmente vale a pena?  Hoje vamos esclarecer a diferença entre gasolina comum e aditivada e se influencia mesmo na manutenção. Será que é mito? Descubra agora!

Qual é a diferença entre a gasolina aditivada e a comum?

Basicamente, a diferença está na presença dos “aditivos” que acabam sendo os responsáveis por dissolver possíveis resíduos, e daí eles queimam junto com o combustível, evitando o comprometimento do motor e das demais peças.

Principais efeitos do motor

Os efeitos da gasolina aditivada no motor são vários, por exemplo, a capacidade de formar uma espécie de película de proteção em peças como cilindros e pistões, justamente porque contém detergente em sua composição.

Ou seja, as sujeiras não se instalam. Já o dispersante, que é outra substância, fica responsável por transformar esses resíduos em pequenas partículas, que acabam sendo queimadas durante a combustão. É bom salientar que o óleo lubrificante de boa qualidade também faz grande diferença nesses mesmos pontos.

Sinais para manutenção

Seu carro está parecendo menos potente? Se suspeita que ele anda com problemas nesse sentido, você pode fazer algumas manutenções e a partir de então começar a usar gasolina aditivada.

Por exemplo, limpar o sistema de injeção, o que vai melhorar o consumo de combustível e o desempenho do motor. Outro sinal negativo é quando seu carro começa a “engasgar”. Pequenas falhas, parecendo que o motor vai morrer a qualquer momento, é sintoma de combustível adulterado.

Fique atento também à luz do motor no painel, ao consumo excessivo de combustível e se o óleo pode estar contaminado. A gasolina aditivada tem essa grande vantagem: ajuda na manutenção do motor. Menos custo e dor de cabeça em longo prazo.

Dicas da Dpaschoal

Agora, se você costuma usar apenas gasolina comum, é importante que você abasteça apenas em postos de confiança, uma vez que combustível adulterado causa bastante problema no motor, entre outras partes fundamentais do carro.

Contudo, se você confia no posto em que abastece e quiser misturar gasolina comum com gasolina aditivada, você pode também. É um mito que vicia ou cause problemas, viu?

E precisando de uma força para resolver qualquer coisa, caso tenha usado combustível adulterado sem querer, passe numa das lojas DPaschoal que cuidamos disso para você. Essa dor de cabeça você não precisa ter. Conte conosco!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo