×
+Economia

A importância do consumo consciente de produtos automotivos

2020/11/05

5:43

Meio ambiente é o assunto de nossa era. Se você ainda não parou para pensar em seus hábitos – e nos meios de começar a realizar um consumo consciente, inclusive de produtos automotivos – queremos promover uma reflexão sobre o tema.

O primeiro passo para isso é entender que qualquer tipo de consumo gera consequências sociais e ambientais, que podem ser positivas ou negativas. Tudo o que consumimos afeta não só a nós mesmos, como também a economia, a sociedade e o planeta.

Mas, afinal, o que é o consumo consciente?

Brainstorm de possibilidades de consumo consciente

Consumir de forma consciente é consumir pensando em causar o menor impacto possível para o meio ambiente, ou seja, é ser responsável quanto ao uso dos recursos naturais, para evitar o desperdício e a poluição, garantindo um futuro mais sustentável para a nossa geração e as próximas.

Para ser um consumidor consciente é preciso uma verdadeira mudança de pensamos e de hábitos: pensar antes de comprar, conhecer a origem dos produtos e o seu impacto para o meio ambiente, usar de maneira correta para prolongar a vida útil dos produtos, diminuir a quantidade de lixo e, por fim, fazer o descarte correto dos resíduos.

E o que isso tem a ver com o meu carro?

O segmento automotivo é historicamente marcado por uma imagem negativa do ponto de vista do impacto ambiental, principalmente pela alta geração de resíduos. Há décadas os centros automotivos não especializados aplicam o que chamamos de “empurrometria”, prática de substituir peças do carro que não precisariam ser trocadas.

Você já precisou trocar alguma peça do carro e acabou recebendo a notícia de que precisaria trocar muito mais, sem ter certeza da real necessidade?

Estar atento aos produtos que você consome para o seu veículo é uma forma de consumir de maneira mais sustentável – pois evita o desperdício de uma troca antes da hora certa – além de evitar pagar um valor alto por algo que você não precisa.

Esse olhar atendo do consumidor consciente é o que lhe faz cobrar a transparência no atendimento e a confiança nas relações comerciais. O mais importante quando se fala de produtos e serviços automotivos é exigir os testes e medições que mostram o que de fato o seu veículo está precisando quando está na loja!

E você ainda tem dúvidas de como o consumo consciente de produtos automotivos ajuda você e o meio ambiente? Olha só:

Trocar na hora certa:

  1. Poupa recursos para o planeta: as fábricas só vão gastar recursos naturais e humanos com a produção de peças novas realmente necessárias.
  2. Economiza seu dinheiro: gastar menos e melhor, guardando dinheiro para o que for realmente importante para você
  3. Gera menos resíduos (mas que precisam de descarte correto, ok?)

E o que as empresas do setor podem fazer?

Cada vez mais empresas estão trabalhando para criar condutas no dia a dia que diminuem os impactos ao meio ambiente e tornam seu negócio mais sustentável. O objetivo é uma mudança de valores completa, que envolve as marcas automotivas na adoção de novos processos de produção, além de investimento para a criação de produtos menos maléficos, chegando, por fim, à forma como é feita o descarte dos resíduos.

A mudança é lenta, principalmente no setor industrial, mas aos poucos as práticas de sustentabilidade vêm se tornando mais comuns e sendo adotadas de maneira estruturada, por todos: indústria, varejo e consumidor.

E você, como estão os seus hábitos de consumo em relação aos produtos e serviços automotivos?

Você sabia que a DPaschoal tem um projeto voltado para a sustentabilidade no setor automotivo? Se quiser saber mais sobre o tema acesse agora:

ECONOMIA VERDE DPASCHOAL

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais
+EconomiaDestaque
Gasolina mais cara: veja 5 dicas para economizar combustível

A Petrobras anunciou um reajuste no preço dos combustíveis para as distribuidoras, […]

2023/08/17

11:30

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo