×
Manutenção

Por que é importante limpar o ar condicionado do carro?

2019/11/28

1:02

É normal, não se preocupe. Poucos motoristas ficam de fato atentos à limpeza constante do ar condicionado. A maior parte se preocupa apenas quando o carro fica muito sujo ou com cheiro desagradável.

 

Na verdade, se preocupe um pouquinho, sim. Isso porque a sujeira do ar condicionado pode ser um sério inconveniente – não apenas para o seu carro como para a sua saúde.

 

O cheiro, que pode se tornar insuportável, ocorre por causa do excesso de fungos, bactérias e ácaros que foram filtrados pelo sistema de refrigeração do ar condicionado e, sim, esse é o ar que você respira enquanto dirige. Por isso todos os componentes do veículo precisam ser checados e higienizados periodicamente.

 

Se você não tinha lá essa consciência e é desses que acaba deixando a limpeza do ar condicionado por fazer por longos períodos, aconselhamos que reveja seus hábitos.

 

Os problemas de saúde que o ar condicionado sujo pode causar são:

 

  • Rinite,
  • Amigdalite,
  • Asma,
  • Ressecamento do muco pulmonar,
  • Doença do legionário

 

Considerada uma forma severa de pneumonia, essa doença do legionário é causada pela bactéria legionella pneumophila, entre outros tipos, digamos, da mesma “família”.

 

Quais são os benefícios da limpeza do ar condicionado do carro?

 

Simples assim:

 

  • Evita o mau cheiro,
  • Alergias,
  • Doenças respiratórias graves,
  • Impede a queima de compressores,
  • Preserva canos e mangueiras,
  • Retira a umidade do sistema,
  • Remove impurezas da serpentina.

 

Confira recomendações gerais para limpar o ar condicionado do carro!

A limpeza deve ser feita por profissionais, que também farão a troca do filtro, a checagem da correia e a revisão completa do sistema de refrigeração.

 

Consulte o manual do veículo para saber exatamente como fazer a manutenção do sistema de ar condicionado do seu carro, porque, talvez, o modelo que você tenha pode vir a ter informações específicas.

 

Como sempre recomendamos, leve seu carro a uma oficina confiável, principalmente aquelas que possuem mão de obra especializada e aparatos tecnológicos de ponta. Isso é bastante importante para que todo o serviço seja feito de forma rápida e eficiente.

 

Informações importantes sobre o ar condicionado automotivo

Como não existe um sinal ou aviso que indique que o filtro do ar condicionado precisa ser substituído, é necessário levar o carro para uma checagem especializada.

 

É claro que, se você roda bastante com o ar condicionado ligado, é necessário fazer revisões com mais frequência. E caso seu carro tenha filtro com sistema antiácaro, ele também precisa de revisão e limpeza, ok?

 

Ah! A higienização também precisa ser feita nos tubos internos, com o uso de um spray específico, de uso profissional.

 

Normalmente, na revisão e manutenção do sistema de ar condicionado, caso a limpeza superficial não resolva, o profissional pode sugerir a remoção e higienização do evaporador, o que costuma dar mais trabalho e demorar mais. Entretanto, fique atento se essa for a sugestão porque a sua saúde está em jogo.

 

Bom, nossa última orientação é que você cultive o hábito de uma manutenção preventiva, principalmente para você economizar e evitar danos mais severos ao ar condicionado do seu carro. Coloque aí na sua agenda uma visitinha rápida 1 vez por mês só para isso. Que tal?

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Manutenção
Dicas para limpar seu carro em casa

Higienizar seu carro corretamente evita a proliferação de doenças respiratórias, mas além […]

2020/05/21

3:33

Ver mais
Manutenção
Que tal aprender mais sobre mecânica?

Aproveitar o tempo livre para aprender algo novo é muito produtivo. E […]

2020/04/30

5:36

Ver mais
Manutenção
7 cuidados na hora de comprar um carro seminovo

Vai trocar de carro, quer subir alguns patamares, mas ainda não está […]

2019/12/09

1:38

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

Digite um e-mail válido