×
Direção segura

Peguei um buraco! E agora como cuidar da suspensão do meu carro?

2020/05/28

10:20

Mecânico avaliando a suspensão

Pelas ruas do Brasil é comum ver buracos, ruas desniveladas e afins. Você como motorista, sabe que é inviável não se deparar com esses obstáculos nas vias. Porém cuidado! Saiba o que pode acontecer e os itens que deve verificar no seu carro, como a suspensão, caso pegue um buraco.

Ao pegar um desnivelamento, alguns componentes do seu carro podem sofrer alterações e desgastes. Os principais problemas que o seu carro pode ter ao pegar um buraco são: vibrações no volante e nas rodas, desalinhando o volante ou barulho na suspensão – que pode ser sinal de desgaste ou sobrecarga de outro componente da suspensão.

Sempre que perceber instabilidade ou barulhos após pegar um buraco, procure técnico para diagnosticar e ver se há algum item comprometido. Mas abaixo, veja os principais itens que podem ser danificados.

Pegou um buraco? 3 itens para verificar no seu carro

 Rodas

Cuide bem desse sistema, pois se você pegou um buraco a força é transferida para a roda. Grandes impactos podem causar danos estruturais não visíveis na roda, ou também, problemas mais sérios como: quebrar, trincar no tambor ou mais.

Se a roda se danificar, a avaria pode comprometer a sua segurança e a dirigibilidade, pois gera desalinhamento no eixo do carro. Então inspecione o item, leve o veículo em uma loja especializada caso sofra um impacto.

Pneus

Esse é de fato o primeiro item a sofrer com o atrito. Um grande choque pode romper as estruturas internas – causando bolhas e deformações. Para evitar problemas, calibre-os, assim você mantém a vida útil dos pneus. Também fique atento, os pneus mais recentes não têm câmara, então qualquer contato mais forte é o suficiente para o vazamento do ar.

Suspensão

O sistema da suspensão liga as rodas ao chassi. Ele absorve o impacto, evitando que outros componentes se danifiquem. Este sistema em bom funcionamento mantém o conforto, estabilidade e segurança do automóvel.

Sempre que pegar um buraco, bater em uma guia, sentir o volante trêmulo, ou a direção puxando para algum lado, é importante levar o carro para uma revisão de segurança.

Dica da DPaschoal

Ao passar em um buraco, não pise no freio. Reduzir drasticamente a velocidade pode gerar acidentes. Para deixar o carro seguro e com a manutenção em dia, programe revisões preventiva a cada 3 ou 6 meses. Assim você evita que as peças desgastem prematuramente e roda mais tranquilo. Lembre-se que sempre tem uma DPaschoal com técnicos bem treinados e um delicioso café à sua disposição.

Para mais dicas venha conhecer nosso site!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo