×
Manutenção

Enchente: o que fazer quando ela atinge seu carro

2019/04/08

6:34

A chuvinha é uma ótima pedida para refrescar os dias quentes ou trazer umidade aos períodos de seca. Porém, uma chuva daquelas pode acabar com o seu carro. Além de causar grandes riscos de acidente por conta das pistas e ruas molhadas ou também em virtude da visibilidade comprometida, ela ainda traz outro grande desafio: alagamentos.

Não subestime o tempo chuvoso, ainda que seja uma chuva rápida. Às vezes o volume de água é tão intenso que pode afetar alguns pontos da cidade e deixá-los alagados. O trânsito para, seu carro corre risco e você também. Se puder evitar, ou adiar a sua saída, é o ideal.

Porém, sabemos que nem sempre dá para se precaver e imprevistos acontecem. Se você estava no lugar errado, na hora errada e não conseguiu escapar da enchente com o seu carro, reunimos aqui algumas dicas para ajudá-lo a saber o que fazer. Veja:

– Preste atenção no nível da água

Uma dica de ouro é nunca seguir adiante quando o nível da água ultrapassar metade da roda do seu automóvel. Dirigir em enchentes com a água acima desse nível pode ser muito arriscado, oferecendo possíveis danos ao motor e fazendo com que o motorista perca o controle da direção.

 

– Desligue o ar-condicionado

O ar ligado aumento o risco de calço hidráulico porque a água pode entrar na tomada de ar do motor e causar um problemão.

 

– Se o motor desligar, mantenha-o desligado

Caso você tenha decidido atravessar o alagamento e durante o percurso o seu carro morreu, não tente religar. Dar nova partida pode facilitar a entrada de água no motor ou o motor pode ter desligado justamente pela entrada de água. Religar causa danos ainda maiores. Por isso, ligue o pisca-alerta e aguarde.

 

– Mantenha a aceleração

Se você está seguindo em frente, mantenha a aceleração. Engate a primeira marcha e fique nela. A mudança no câmbio acontece sempre depois de um momento de desaceleração, e é nesse momento que o ar para de sair e a água pode entrar. Por isso, mantenha uma aceleração constante, mas sem muita velocidade.

 

– Invista em uma manutenção pós-enchente

Se não teve jeito e a enchente te pegou, é muito importante que você faça uma manutenção no seu carro. E ainda que a água não tenha de fato entrado nos bancos, num ápice do desastre, é legal levar seu carro para uma avaliação. Possíveis estragos podem ter acontecido sem que você tenha percebido. Filtro de ar, óleo, correia e motor costumam apresentar danos mais recorrentes nesse caso e não custa nada checar.

Esperamos que não passe por essa dor de cabeça, mas se passar, agora já sabe o que fazer, lembrando sempre que aqui na DPaschoal você encontra serviços de alinhamento, revisão de segurança gratuita, troca de óleo e outros, como a cristalização dos vidros, que vão ajudá-lo muito nos dias de chuva! Agende um horário e aproveite. 😉

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo