×
Manutenção

Como higienizar o ar condicionado do carro?

2019/11/26

2:53

Manter o sistema de ar condicionado e de ventilação do seu carro em bom estado é muito importante para a conservação e durabilidade destes componentes, assim como para a sua saúde.

No verão, torna-se mais rotineiro o uso dos sistemas de refrigeração do ar, que garantem o conforto térmico necessário para rodar com o veículo pelas estradas e áreas urbanas.

Além disso, a segurança de andar com os vidros fechados parece maior. E quando está chovendo, para desembaçar o vidro, basta ligar o ar condicionado que as condições de visibilidade melhoram muito.

Para que você consiga usar o sistema de ventilação e ar condicionado do seu veículo com segurança, separamos algumas dicas importantes. Lembre-se que higienizar regularmente o sistema contribui para o bom desempenho térmico e evita doenças respiratórias.

 Troca do filtro

Quando trocar o filtro do ar condicionado? O filtro da cabine precisa ser trocado, caso você use muito o ar condicionado do carro. O ideal é fazer a troca uma vez por ano, no máximo, principalmente se você trafega em cidades e vias com muita poluição.

Perceber uma redução na potência do ar pode ser sinal de necessidade da troca do filtro. Por exemplo: se antes ele refrigerava bem no nível 2 e agora precisa ficar no 4 para garantir uma temperatura adequada, vale fazer uma revisão.

Além disso, se quando você liga o ar condicionado, percebe um cheiro ruim, com certeza isso é sinal da presença de bactérias e fungos que estão acumulados no filtro. Neste caso, o componente precisa de troca, não tem escapatória, faça limpeza no filtro de ar!

O manual do veículo indica onde se localiza o filtro do ar condicionado do seu carro. Muitas vezes, ele está na área da cabine, atrás do painel. Preste bastante atenção quando for remover as peças de lugar para não causar danos ao sistema.

Veja o estado do filtro:

  • Cor branca – Praticamente novo
  • Cinza claro – Pouco uso
  • Cinza escuro e pó – Precisa ser substituído
  • Manchado – Está contaminado por bactérias ou fungos

Deixar o seu carro ozonizado também é um procedimento que ajuda a preservar o ar condicionado e o sistema de ventilação. O higienizador do ar condicionado deve ser aplicado na parte funda dos difusores de ar. Tome cuidado para não derramar o conteúdo em nenhuma parte do veículo, pois pode manchar.

A ozonização, na maioria dos casos, é realizada com o carro ligado. O procedimento dura cerca de meia hora e todas as instruções estão no manual de uso do produto. Uma limpeza básica do ar condicionado do carro necessita disso.

 Dicas importantes sobre higienização do sistema de ventilação do carro

Segundo os especialistas, é necessário ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana. Ou seja, se você está acostumado a passar longas temporadas sem acionar o sistema, passe a fazer diferente a partir de agora.

Outra dica importante é: antes mesmo de parar o veículo, desligue o ar condicionado. Essa antecedência garante que os dutos do sistema de ar sequem naturalmente, preservando o componente.

A última dica é escolher um filtro de ar condicionado especial, principalmente se você ou sua família sofre de problemas respiratórios, como rinite e sinusite. Nesses casos, é possível optar pelos filtros com carvão ativado, um modelo antialérgico.

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo