×
Dpaschoal bico injetor
CuriosidadesManutenção

Como e quando fazer a limpeza do bico injetor?

2019/11/29

11:25

Válvulas injetoras devem sempre estar em perfeito estado, uma vez que servem para acionar a injeção de combustível necessária para o motor funcionar. Como ninguém quer ficar na mão na hora da partida, uma das manutenções mais importantes é a limpeza do bico injetor.

Antes de tudo, porém, entenda o papel do bico injetor no funcionamento do seu carro!

A combustão acontece através da queima do combustível, enviado na quantidade correta. Esse líquido combustível é levado ao motor pelo bico injetor como gotículas. Até aqui, ok, fácil de entender. Repare agora nos dois cenários.

Quando o bico injetor opera de forma perfeita, não há perda de combustível. Além disso, a mistura do combustível com o ar acontece na medida certa, de maneira pulverizada, com equilíbrio e de forma balanceada. Neste cenário, o motor do carro funciona bem, como o esperado.

Limpeza do bico injetor

Agora… Quando o bico injetor está sujo, qualquer tipo de impureza é capaz de causar obstrução, até mesmo porque os componentes são muito pequenos e partículas muito reduzidas já podem criar uma barreira significativa para a passagem das gotículas de combustível.

Além de prejudicar o processo de envio/chegada de combustível ao motor, outras alterações são percebidas no sistema mecânico:

  • Motor falhando;
  • Aceleração fraca;
  • Redução de potência do carro;
  • Aumento no consumo de combustível.

Então, se você está em dúvida sobre quando fazer a limpeza do bico injetor, caso o seu carro apresente um dos problemas acima, é ideal levá-lo a uma oficina.

Tecnologia para a limpeza do bico injetor

Não é novidade que, cada vez mais, os carros estão sendo aprimorados com mais e mais tecnologia. O uso de ferramentas específicas, inclusive com o suporte de computador e softwares para uso mecânico, é um diferencial para a limpeza do bico injetor feita com eficiência.

Máquina de ultrassom

A máquina de ultrassom é muito qualificada para limpar os bicos. Outra forma é com a aplicação de produto, mas isso depende do modelo do carro, do tipo de sujeira e das condições da oficina.

Como acontece a limpeza do bico injetor?

Na máquina de limpeza, são removidos chicotes, mangueira e filtro de ar. Então o mecânico retira as válvulas injetoras da flauta do veículo, sendo que as mesmas válvulas são posicionadas na máquina de limpar bicos injetores.

A flauta também é inserida em um produto específico para limpeza, em uma cuba, onde o ultrassom é ativado. As vibrações provocadas pela frequência elevada são responsáveis por fazerem as partículas de sujeira se soltarem da peça, assim ocorre a limpeza do bico injetor com essa tecnologia. Depois, o conjunto é devolvido ao veículo em ótimas condições.

Outra forma de limpar bicos injetores do carro é com a aplicação de um produto químico. Neste caso, a limpeza é feita pelo próprio mecânico, que injeta a substância na flauta e ativa o motor. A sujeira presa na estrutura das válvulas injetoras começa a se soltar e fica diluindo por um tempo. Depois, a goma de sujeira é expelida e acaba sendo queimada pelo próprio sistema de combustão do carro.

Existem algumas maneiras de conservar os bicos injetores. Seguem algumas dicas:

  • Coloque apenas combustível de qualidade, de preferência aditivado;
  • O filtro de combustível deve ser substituído periodicamente, conforme consta no manual;
  • Faça revisões mecânicas em oficinas de confiança.

Achou complexo? Então na hora de fazer a limpeza do bico injetor do seu carro, procure uma oficina de sua confiança.

Para mais dicas acesse nosso blog.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo