×
CuriosidadesDireção segura

Você tem o hábito de andar com tanque na reserva? Cuidado!

2019/10/17

9:39

Se você está acostumado a andar com o tanque na reserva, saiba que isso pode implicar problemas sérios para o seu carro, capazes de trazer muitas dores de cabeça.

 

A conservação do veículo depende, principalmente, do nosso modo de utilização do carro. Ou seja, nossos hábitos de direção, sejam eles bons ou ruins, interferem na durabilidade de todos os sistemas veiculares.

 

Usar o carro com o tanque na reserva pode danificar a mecânica

 

Quando o carro está sempre com o tanque na reserva, o combustível é sugado bem do fundo do tanque, área que costuma apresentar maior índice de partículas e resíduos que podem prejudicar alguns componentes.

 

O mais comum é a obstrução da bomba, da tubulação ou do filtro, causada justamente por causa da sujidade do fundo do tanque. Se estes componentes ficarem entupidos, o motor pode simplesmente parar de funcionar. Neste caso, além de chamar o guincho para voltar para a casa, seu carro vai parar no mecânico!

 

Qual a capacidade da reserva do tanque do seu carro?

 

Na maioria dos carros 1.0, o tanque de reserva tem capacidade para 5 litros de combustível. Essa quantidade, de certa forma, dá autonomia suficiente para você chegar a um posto de gasolina e abastecer, como deveria ser feito.

 

Porém, como muitos carros fazem em média 12 km por litro com gasolina (dependendo muito do modelo), os motoristas realizam a conta de que, a partir da reserva, podem andar cerca de 60 km sem se preocupar em encher o tanque. Quem se acostuma com isso aumenta consideravelmente as possibilidades de ter uma pane seca na rodovia ou no ambiente urbano.

 

Multa por falta de combustível

 

Você sabia que o Código Brasileiro de Trânsito estipula multa de R$ 130,16 e a perda de 4 pontos na carteira para motoristas que estiverem em um veículo com pane seca?

 

Essa é uma infração média, já que o veículo imobilizado em uma via, por falta de combustível e muitas vezes por causa do hábito de andar com o tanque na reserva, pode atrapalhar o deslocamento dos demais motoristas e colocar todos em risco.

 

Além de ter que desembolsar uma quantia razoável (que, convenhamos, dá para colocar bastante combustível), quem anda com o tanque na reserva e para por pane seca fica exposto, no acostamento, esperando socorro, caso o problema aconteça numa rodovia. Já pensou se isso acontece de madrugada? Sua segurança fica em risco e você fica desprotegido, mesmo se este problema surgir com você dirigindo no ambiente urbano.

 

Entrou na reserva? Pare no posto mais próximo!

 

A orientação é simples: quando o painel do seu carro indicar o tanque na reserva, pare no posto mais próximo e coloque o mínimo necessário para sair da reserva e chegar ao destino desejado.

 

Depois, com calma, você pode passar no seu posto de confiança, no qual está acostumado a abastecer, para completar o tanque com um combustível que você conheça a procedência e tenha preço mais acessível.

 

Vale lembrar que a DPaschoal possui uma equipe especializada em pneus, freios e muitos outros serviços automotivos para a sua segurança e conservação do seu carro. Passe em uma das nossas oficinas e nunca fique na mão.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Curiosidades
Luz do painel acesa? Veja o que significa

A luz do painel do seu carro você pode diagnosticar qualquer anormalidade […]

2020/07/21

2:07

Ver mais
Direção segura
Peguei um buraco e agora como cuidar do meu carro?

Pelas ruas do Brasil é comum ver buracos, ruas desniveladas e afins. […]

2020/05/28

10:20

Ver mais
Curiosidades
Carros de aplicativo: Cuidados para motoristas e passageiros

Os maiores aplicativos já estão tomando medidas para auxiliar as autoridades de […]

2020/05/07

5:27

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

Digite um e-mail válido