×
Manutenção

7 cuidados na hora de comprar um carro seminovo

2019/12/09

1:38

Vai trocar de carro, quer subir alguns patamares, mas ainda não está preparado para pegar um modelo zero km? Não tem problema! O carro seminovo é uma excelente opção também.

Existem veículos seminovos em ótimo estado e que podem ser um tremendo de um negócio. É claro que, por ser um produto usado, requer alguns cuidados para você não entrar numa fria.

Por isso veja as dicas que preparamos para você acertar na hora de negociar um veículo seminovo!

09

7 cuidados ao comprar  um carro seminovo

1 – Compre de alguém conhecido, sempre que possível

A maioria dos problemas com carros seminovos está ligada ao modo de uso do antigo proprietário. Por isso, é uma vantagem conhecer o antigo dono, assim você já tem uma ideia se ele dirigia com prudência, sabe se o carro foi batido e consegue obter outras informações.

2 – Carro seminovo de único dono

O carro de único dono também é um achado, normalmente eles estão mais bem conservados. E se for de um amigo ou de um parente, melhor ainda, pois você ainda acerta na dica 1, que passamos acima.

3 – Está desconfiado? Faça uma vistoria cautelar!

Se você gostou muito do carro seminovo ou se o preço está tão baixo que dá até para desconfiar, leve o veículo a uma empresa de vistoria cautelar. Eles são muito profissionais e usam tecnologia de ponta para saber se o veículo foi batido.

Nada fica escondido, e a negociação se torna transparente. A empresa de vistoria também verifica furtos, roubos, documentação irregular e outros sinistros, caso haja.

Com relação à documentação, você mesmo pode descobrir se o carro tem alguma pendência. Basta entrar no site do DETRAN da sua região, ver se o carro foi penhorado, a situação do IPVA, se tem multas, entre outros problemas.

4 – O mecânico de confiança, não se esqueça dele

Você deu uma olhada no carro, ele parece ótimo. Ouviu o ruído do motor, não escutou nada de errado. Mesmo assim, é importantíssimo levar o carro a um mecânico de confiança, para ele fazer uma revisão completa, ver se tem algum componente comprometido e se a negociação pode te prejudicar.

Também é importante fazer uma vistoria externa, na parte de lataria, além do estofado e acabamento do carro. Muitas vezes, você mesmo pode fazer este trabalho ou leve a uma funilaria mais próxima.

5 – Dê uma volta com o carro para um teste drive

Fazer um teste drive no veículo seminovo é essencial, só assim você vai identificar alguma irregularidade. Quando estiver dirigindo, preste atenção em todos os detalhes, como barulho do motor, se o estofado está inteiro, se o câmbio está passando bem as marchas, se o volante está respondendo aos comandos corretamente, se há algum problema no painel, se a pastilha de freio do carro está respondendo bem, entre outros detalhes.

6 – Faça uma pesquisa de preços

É importante saber quanto custam as peças de reposição para todos os sistemas do veículo seminovo que você quer comprar, como pastilhas de freio, suspensão, velas, ar condicionado, direção hidráulica, óleo, entre outros.

Ainda com relação a preços, identifique a depreciação do veículo para pensar na perda futura em caso de revenda, qual a quilometragem rodada e se o veículo está em suas condições originais, ou se foi rebaixado, está mais “esportivo”, entre outras alterações que podem reduzir o seu valor.

7 – Faça uma cotação do seguro para saber o preço

Fazer uma cotação do preço do seguro do carro seminovo antes de comprar é muito importante. Assim, você consegue saber se o valor está acima do que está disposto a pagar.

O valor do seguro pode ser influenciado pelo modelo do carro, índice de roubos da região, perfil do motorista, entre outros detalhes. Vale a pena conferir antes da aquisição.

 

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Manutenção
Dicas para limpar seu carro em casa

Higienizar seu carro corretamente evita a proliferação de doenças respiratórias, mas além […]

2020/05/21

3:33

Ver mais
Manutenção
Que tal aprender mais sobre mecânica?

Aproveitar o tempo livre para aprender algo novo é muito produtivo. E […]

2020/04/30

5:36

Ver mais
Dpaschoal bico injetor
CuriosidadesManutenção
Como e quando fazer a limpeza do bico injetor?

Válvulas injetoras devem sempre estar em perfeito estado, uma vez que servem […]

2019/11/29

11:25

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

Digite um e-mail válido