Se você tomou a decisão de dirigir para aplicativo é porque está precisando ganhar um dinheiro extra, certo? Se este é o seu caso, atenção!
Fazer a manutenção preventiva faz parte da direção segura principalmente para quem roda com o veículo de maneira profissional.
Cuidar do veículo significa oferecer mais segurança e conforto para os clientes, além de ser um fator importante para a economia, principalmente para quem dirige longas jornadas.
Com a mecânica do seu carro em dia, ele consumirá menos combustível e não o deixará na mão quando mais precisar trabalhar.
Por isso veja agora alguns cuidados importantes que você deve ter com o seu veículo.
Calibrar os pneus uma vez a cada 15 dias é essencial para economizar com pneus e combustível.
Quando for calibrar, não se esqueça de olhar o estepe, ele não pode ficar murcho de forma alguma. Caso tenha dúvidas de como calibrar os pneus corretamente, veja as indicações no manual do carro.
Alinhamento de pneus. Como funciona
O alinhamento e balanceamento dos pneus também são muito importantes, para evitar que os componentes se desgastem mais de um lado do que de outro. Faça o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km ou sempre que passar em um buraco daqueles.
Os freios precisam ser verificados por questão de segurança, mas o seu comportamento enquanto estiver dirigindo pode poupar o componente. Evite freadas fora de hora ou freadas bruscas. Assim, a pastilha desgastará menos, além de conservar a suspensão e o disco.
A cada 5 mil km rodados, é bom fazer a revisão dos freios. As pastilhas são trocadas, normalmente, a cada 30 mil km.
Verificação dos fluidos de freio
Para manter o sistema de câmbio e embreagem em bom estado, as dicas mais importantes são: não deixar o pé descansando no pedal da embreagem e evitar rotações altas do motor.
Muitos motoristas ainda acham que estão economizando combustível quando deixam o carro em ponto morto para descer um morro.
É mais eficiente fazer o gasto com combustível por viagem! Nos veículos mais modernos, aqueles que são aceitos pela Uber, isso pode prejudicar os injetores de combustível e afetar a bomba. E, obviamente, não economiza nada no gasto de gasolina ou álcool.
O motorista de Uber costuma rodar bastante e o óleo precisa estar na densidade correta para manter as engrenagens lubrificadas, sem desgaste precoce ou elevação de temperatura. A troca do óleo é feita a cada 10 mil km rodados.
O óleo também tem validade, precisa ser trocado depois de 1 ano. O próprio uso deixa o lubrificante com muitas impurezas, reduzindo suas qualidades.
Se o veículo superaquecer, além de você parar a corrida de repente e deixar o passageiro insatisfeito, com o risco de ele te dar apenas uma estrela, seu carro ainda pode ir parar no mecânico.
Deixe o radiador cheio, sempre na medida adequada. Em muitos carros é interessante colocar aditivo. Para isso, o recomendado é passar em uma oficina antes.
O desgaste precoce dos componentes é um dos grandes problemas enfrentados pelos motoristas de aplicativo. Manter o filtro do combustível em bom estado é barato e evita muita dor de cabeça.
O mesmo acontece com as velas da ignição. Estes dois componentes costumam ser substituídos a cada 10 mil km rodados. Dependendo do modelo do carro, o índice pode ser um pouco maior.
Em caso de dúvidas e para realizar um check-up preventivo no seu carro, passe agora mesmo na Dpaschoal mais próxima. Você sabe, somos apaixonados por carros.
Confira mais dicas no nosso blog.
Em parceria com a Goodyear, DPaschoal inaugura container para venda de peças […]
2023/07/27
12:16
As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]
2023/07/14
11:37
Como diminuir o risco de acidentes com rodas que se desprendem dos […]
2023/07/12
10:58