×
Pé na estrada

Quais são as vantagens do câmbio automático?

2019/10/17

9:25

Você já dirigiu um carro com câmbio automático? Muito comum fora do Brasil, os modelos automáticos vão se tornar a maioria na frota brasileira em pouco tempo, segundo especialistas.

A pesquisa Automotive Brazil 2030 mostra que 49% dos carros comercializados em território nacional em 2018 eram modelos automáticos. Para quem entende do setor, em 2019, os carros de câmbio automático vão superar os manuais em vendas.

Vários atrativos despertaram o interesso dos motoristas brasileiros pelos carros com câmbio automático. Com a crise, os consumidores estão conseguindo negociar mais e acabam encontrando facilidade para a compra do carro.

Além disso, o mercado nacional foi contemplado com outras montadoras, especialmente de veículos chineses, com linhas de carros automáticos com grande diferença de preço na comparação com as fabricantes tradicionais no Brasil, como as alemãs, italianas e americanas.

Mas, além de estar mais acessível para uma grande parte dos consumidores, são várias as vantagens do câmbio automático que atraíram e conquistaram de vez os clientes nacionais. Confira!

 

Muita praticidade

Dirigir e não ter que se preocupar em trocar a marcha é muito confortável. O motorista precisa apenas “frear e acelerar”, como costumam dizer os proprietários de carros automáticos. O acesso manual ao câmbio é feito apenas em caso de marcha ré e ponto morto, por exemplo. Esqueça aquela história de primeira, segunda, terceira e quarta. O carro faz isso sozinho!

 

Prestar mais atenção na pista

Como não tem que se preocupar em trocar as marchas, o motorista pode se concentrar apenas no trânsito. Isso aumenta a segurança e oferece outra experiência para quem gosta de dirigir.

 

Segurança, principalmente nas rampas!

Muitos motoristas se sentem inseguros em rampas e inclinações. Este não é um problema para carros automáticos. Muitos modelos apresentam até o Assistente de Partida em Rampa, ou Hill Road. Se o veículo está inclinado, o carro trava automaticamente. O motorista sequer precisa pisar no freio, basta acelerar assim que o sinal ficar verde.

 

Câmbios com sistema CVT

Vários modelos de carros com câmbio automático apresentam a tecnologia CVT – Continuously Variable Transmission. Este sistema de transmissão de marchas é muito sutil, em um modelo de funcionamento chamado de transmissão infinita. Por isso, os motoristas não vão perceber nenhum tipo de instabilidade no veículo quando a rotação do motor aumentar e ocorrer a troca de marcha.

 

Redução no consumo de combustível nos modelos mais modernos

Essa é uma das vantagens do câmbio automático nos carros mais atuais, principalmente com CVT, pois o gasto de combustível chega a ser 10% menor. Isso ocorre graças ao sistema inteligente que detecta alteração de velocidade e ajusta a rotação do motor.

 

Pode facilitar a revenda do veículo

Como a pesquisa indicou no início do artigo, existe uma forte tendência de mercado valorizando o veículo com câmbio automático. Em breve, este será um fator considerável para o valor de revenda e interesse dos clientes que compram carros seminovos.

 

DPaschoal – Sempre com você e seu veículo!

Saiba que temos a solução completa para o seu carro. Verificamos todas as condições dos pneus, freios, câmbio manual e automático, entre outros serviços. Quando precisar, pode contar com a DPaschoal.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo