×
Sem categoria

Tampa do tanque de combustível e de óleo do motor: é preciso trocar?

2023/05/26

11:52

Embora não seja comum, as tampas do tanque de combustível e de óleo do motor podem esconder problemas. Fique atento(a)!

Foto: Getty Images

Muitos motoristas não dão a devida atenção às tampas do tanque de combustível e de óleo do motor, limitando-se a entregá-las ao frentista do posto de gasolina. No entanto, essas peças podem esconder problemas que afetam diretamente a eficiência e segurança do veículo.

“A recomendação das fabricantes de tampas é fazer a troca preventiva a cada dois anos ou 40 mil quilômetros rodados”, explica Danilo Ribeiro, coordenador do nosso Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi) da rede de lojas DPaschoal.

Isso porque a tampa do tanque de combustível está sujeita a desgaste e deterioração. Com o passar do tempo, as peças podem apresentar problemas de vedação, causando vazamentosevaporação da gasolina e de etanol ou entrada de impurezas durante uma lavagem, por exemplo.

“A lavadora de alta pressão de um lava-jato pode acabar fazendo com que entre água no tanque se a tampa não estiver com a vedação adequada”, explica Ribeiro. “Sem esquecer que esses problemas podem resultar em manchas na carroceria por causa de vazamentos e aumento do consumo de combustível.”

O mesmo vale para a tampa do óleo. “Se houver vazamento ali, haverá redução do nível, contaminação do lubrificante etc.”, diz o coordenador do CTTi.

Por isso, sempre verifique se a região do bocal apresenta cheiro de combustível ou se a tampa não faz mais o ‘clique’ característico que indica o travamento após o abastecimento.

É importante destacar que a troca preventiva é uma recomendação da fabricante da tampa. O manual do proprietário sugere apenas que o motorista inspecione o item.

E aí, já sabia de todas essas informações sobre a tampa do tanque de combustível e de óleo do motor?

De manutenção preventiva, a DPaschoal entende! Por isso, se estiver precisando precisando fazer uma revisão no seu veículo, visite uma de nossas 123 lojas e conte com técnicos especializados para cuidar do seu carro!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Sem categoria

Compra de Autopeças Pela Internet: Como Escolher a Peça Certa Para Meu […]

2023/12/12

1:59

Ver mais
Sem categoria

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Embreagem: Funcionamento, Custo e Manutenção […]

2023/12/01

2:45

Ver mais
Sem categoria

Green Friday DPaschoal: Compromisso com Clientes e Meio Ambiente Filosofia da DPaschoal […]

2023/11/24

2:50

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo