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Tudo sobre pneus

Os diferentes tipos de pneus que existem

2020/07/30

3:34

Há diversos pneus no mercado, contudo, cada um possui uma característica. E como ele é um item de segurança, você deve tomar todos os cuidados para garantir a boa dirigibilidade da sua viagem. Confira os diferentes tipos de pneus!

Como é a estrutura dos pneus?

Bandas de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato com o solo.

Sulcos: são os espaços entre dos pneus, eles fazem com que o excesso de água escoe. O sulco bem cuidado evita aquaplanagem. Quanto maior, mais aderência, refrigeração, estabilidade e segurança ele possui. 

Ranhuras: outro item responsável pela refrigeração dos pneus é a ranhuras – onde o ar passa.

Ombros dos pneus: auxiliam na estabilidade durante as curvas.

Laterais ou flancos: fazem parte do revestimento externo do pneu. Ele absorve as irregularidades do solo como elevações e, também, é responsável por sustentar a carga do veículo.

Quais são os tipos de pneus?

Pneu radial: possui um tipo de construção, onde as laterais e os talões (parte que prende o pneu a roda) são reforçadas, o que mantem o ar que está comprimido, dentro do pneu.

Pneu convencional: são pneus que necessitam do uso de uma câmara de ar no seu interior. Nesse tipo de construção o ar fica comprimido dentro de um receptáculo de borracha.

Também há diferenças quanto ao tipo de terreno:

On-road: são desenvolvidos para ser usado no asfalto. Nesses desenhos a área de contato com o solo aumenta, melhora à aderência e é bem eficiente no escoamento de água.

Off-road: tem características que o permitem ser usado em terra e lama. Ele tem alta frenagem, estabilidade e também possui banda de rodagem mais espaçada, carcaça reforçada e sulcos mais largos.

Pneus empilhados

Misto: é ideal para os dois tipos de solo. O melhor das tecnologias on e off-road são aplicados nesse modelo. Existem muitos veículos SUV com esse tipo pneu, feitos para rodar na cidade, mas adaptados para uma boa estrada de terra.

Pneu run flat: tem reforço estrutural nos flancos, ombros e talões. Ele tem esvaziamento limitado, o que o faz murchar parcialmente, e permite que o veículo rode por alguns quilômetros com baixa pressão. Veja mais!

Você também pode encontrar:

Pneu riscado, reformados ou recauchutado: muito usado por quem deseja economizar na hora da troca. Esses pneus recebem um tratamento estético, muitas vezes de forma muito superficial. Não é recomendado o uso deste tipo de pneu para carros de passeio, pois sua carcaça já sofreu muitos impactos, e pode ser um causador de acidentes.

Pneu de verão: oferece melhor manuseio em temperaturas altas. Ele é composto de borracha rígida e possui maior aderência, também coleta água e a transporta para fora do pneu, de modo que o veículo não flutue.

Pneu de inverno: alguns países exigem o pneu de inverno, eles são conhecidos por M+S. São mais macios e flexíveis. As ranhuras bloqueiam a neve e o gelo para melhorar a tração do veículo. Esse tipo de pneu e o de verão, são comuns em países onde o clima é mais severo.

Dicas garantem mais estabilidade e frenagens mais seguras

Ao fazer a troca do pneu, selecione um modelo que possua descrição maior ou igual ao original indicado pela fabricante do veículo. Evite usar pneus com modelos diferentes no mesmo eixo.

Como manter todos os tipos de pneus com bom funcionamento?

Rodízio dos pneus: ele previne desgaste irregular e melhora a reserva de combustível. No rodízio de pneu, você os inverte de lugar para que todos tenham o mesmo desgaste.

Calibragem: mantenha a pressão recomendada no manual do proprietário. Assim, o pneu produzirá menos calor ao atingir o solo. A calibragem correta aumenta a economia do combustível e evita desgaste dos pneus.

Calibragem

Alinhamento e balanceamento: eles são indicados principalmente quando o carro passa por muitos buracos e irregularidades. Faça-os constantemente!

Agora que você sabe mais sobre pneus. Conte com a DPaschoal para cuidar e/ou trocar os pneus do seu veículo!

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