×
Pé na estrada

Destino: São Francisco Xavier – SP

2017/11/14

12:50

Tomar um vinho, deliciar-se com uma boa comida e sentir o calor da lareira. O frio de montanha é mesmo irresistível não somente no inverno, mas sempre acaba atraindo muitos turistas para as cidades. Se você não conhece, o pequeno distrito de São Francisco Xavier é perfeito para um fim de semana ou feriado sem tanta badalação como Campos do Jordão ou Monte Verde.

sfx1

Localizada a apenas 157 quilômetros de São Paulo e encravada na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier está a 720 metros de altitude num lugar repleto de belezas naturais como cachoeiras, vales e mirantes. Cerca de 90% de seu território é área de proteção ambiental. O distrito nasceu no século 19 como pouso para tropeiros e atualmente faz parte do município de São José dos Campos/ SP.

sfx3

Durante décadas, o local viveu apenas como um povoado isolado no meio das montanhas. Esse distanciamento proporcionou um artesanato típico e um clima simpático e tranquilo de cidade pequena do interior. Um dos pontos fortes da região é o turismo ecológico com cavalgadas, passeios de mountain bike, caminhadas e rampa de voo livre.

sfx4

Mas o melhor mesmo são as aconchegantes pousadas da cidade. A maioria tem todo conforto e mordomia para desfrutar de um fim de semana a dois saindo raramente do quarto. Ali, a ordem é descansar e esquecer qualquer problema da cidade grande. Aliás, é difícil mesmo pensar em problema ao abrir a janela de seu quarto e se deparar com imensos e infinitos vales bem à sua frente.

 

• O que fazer em São Francisco Xavier?

Mirante Pedra de São Francisco

Esse é um passeio bem leve e agradável. Os veículos podem chegar bem próximos ao mirante e de lá é possível avistar a cidade de São José dos Campos com clareza e tem-se 360º de vista aberta entre Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Uma vista, sem dúvidas, única e memorável.

Apesar do local ser de propriedade particular, não é cobrado nenhum valor para visitar o mirante!

Chegando lá: O acesso ao Mirante, se faz ANTES da cidade de São Francisco Xavier. Apesar das pedras estarem no distrito de São Francisco Xavier, o melhor caminho é feito pela cidade vizinha, Monteiro Lobato.

mirante pedra

Pico da Onça 

Pico da Onça, está a 1934 metros de altitude e está localizada na Serra dos Poncianos na cidade de São José dos Campos, especificamente no distrito de São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), quase divisa com Monte Verde.

pico da onça


Cachoeiras

São Francisco Xavier é conhecida também pelas cachoeiras encontradas nos finais das trilhas:

Cachoeira Pedro David
É a mais visitada e localizada cerca de 3km próxima do centro de São Francisco Xavier, possui belas quedas e poço para banho. A visitação é livre e não é cobrado taxa de visitantes.

sfx5

 

Cachoeiras Pouso do Rochedo
Complexo de 7 cachoeiras com trilhas de fácil acesso. Está localizada em área particular com acesso. Saiba mais clicando aqui.

pouso do rochedo

Cachoeira do Roncador

Possui uma bela queda principal de 45 que na sequência se divide em outras várias pequenas quedas. A cachoeira está localida em área particular que pertence a uma pousada e restaurante.

598ddf1136281_CachoeiradoRoncador.jpg.98d2485ab8e790964c12f989e947819c

 

E lembre-se: antes de pegar a estrada, realize uma Revisão de Segurança em seu veículo e tenha uma viagem tranquila! 😀

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ilto disse:

    Gostaria de conhecer esse lindo lugar junto a natureza .

    1. DPaschoal disse:

      É um lugar incrível e lindo mesmo! 😀

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo