×
Aprenda a calcular o custo de uma viagem de carro
Pé na estrada

Aprenda a calcular o custo de uma viagem de carro

2017/07/13

10:39

Aprenda a calcular o custo de uma viagem de carro

Colocar na ponta do lápis os gastos de uma viagem é tarefa obrigatória para quem quer aproveitar ao máximo a viagem e evitar surpresas desagradáveis.

Nessa hora, muitos pensam apenas em dois gastos: combustível e pedágio. No entanto, é preciso ir além e pensar em todas as variáveis que surgem na hora de botar o pé na estrada.

Para não ter erro, veja o que você precisa calcular para a viagem caber no seu bolso, sem imprevistos:

 

• COMBUSTÍVEL

Aprenda a calcular o custo de uma viagem de carro

Normalmente, é a maior despesa da viagem de carro. Calcule o número de quilômetros de seu trajeto (ida e volta) e divida pelo consumo de km/l de seu automóvel (lembre-se que o combustível sempre rende mais na estrada do que na cidade).

É importante também prever se você terá que abastecer na estrada. Caso seja necessário, tente descobrir o valor aproximado do combustível em cidades que estarão em seu trajeto. Normalmente, o preço muda e pode aumentar o custo da viagem.

 

 

• PEDÁGIOS

Esse item não pode ser esquecido. Aqui vários fatores estão em jogo: o valor dos pedágios, as praças onde é preciso pagar na ida e na volta e também se ocorrem diferenças de preço conforme o dia (há estradas que cobram mais nos fins de semana, como a Via Lagos, no Rio de Janeiro). Em alguns casos, você pode mudar um pouco sua rota para economizar em pedágio – apenas certifique-se se as condições da estrada e a extensão da rodovia compensam a alteração. O mais fácil é utilizar sites que calculam a rota e o valor do pedágio (veja os links no fim deste post).

 

• MANUTENÇÃO DO VEÍCULO

manutencao

Se você faz as manutenções de seu carro em dia, provavelmente não será pego desprevenido antes da viagem. Mas, se enrolou para fazer o alinhamento da direção, para trocar o óleo e para ver os freios, seus gastos podem aumentar consideravelmente antes de colocar as malas no bagageiro. Lembre-se também que, em uma viagem longa de carro, as próximas manutenções serão adiantadas pelo desgaste das peças. Apesar de você não sentir o custo imediatamente, vale incluir na conta da viagem.

 

• PARADAS DURANTE A VIAGEM

lanches

Viagens longas sempre incluem aquela paradinha em lanchonetes e restaurantes. Calcule o tempo de sua trip lembrando que você deve descansar a cada duas horas. Imagine os gastos com lanches, almoços e lembrancinhas. Se a viagem for durar mais de um dia, coloque na conta o preço de um pernoite em hotel.

Uma dica básica é nunca viajar sozinho. Além de ter uma boa companhia dentro do carro, você ainda pode dividir os gastos da viagem e do combustível com outros passageiros. Não deixe também de levar uma quantia em dinheiro caso precise de um guincho numa emergência.

 Sites para calcular pedágios e consumo de combustível:

TRACE SUA ROTA do Sem Parar. A empresa desenvolveu um site onde você preenche com as informações da sua viagem e a Sem Parar te mostra todas as informações para a sua viagem!

QUALP – Bem completo, esse serviço mostra os pedágios, opções de rotas e um simulador de consumo de combustível.

Agora é só escolher o destino e boa viagem! 😀

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo