O setor automotivo está em constante transformação, não é mesmo? Com o crescimento das cidades e o aumento da complexidade das relações de trânsito, foi necessário pensar em formas de melhorar também os equipamentos de segurança dos carros para proteger motoristas e passageiros. Por isso, além dos itens básicos de segurança, tem se investido em novas regras, tecnologias e equipamentos para manter o trânsito seguro para todos!
Confira os equipamentos de segurança básicos:
Externos | Internos |
1 – Espelhos retrovisores | 1 – Cinto de segurança |
2 – Para-choques | 2 – Freios |
3 – Pneus (em condições de uso ?) + estepe | 3 – Buzina |
4 – Ferramentas (macaco, chave de roda, chave de fenda…) | 4 – Airbags frontais |
5 – Sinalização de emergência (triângulo) | 5 – Pala Interna (barra a incidência do sol na visibilidade) |
6 – Limpador de para-brisa | 6 – Lavador de para-brisa |
7 – Lanternas e faróis |
Embora esses equipamentos sejam muito conhecidos e valorizados nos dias de hoje, nem sempre foi assim. A importância da segurança no meio automobilístico foi ganhando espaço aos poucos.
Confira os principais avanços em equipamentos de segurança:
Foi apenas em 2014 que o Airbag frontal passou a ser um item de segurança obrigatório nos carros produzidos no Brasil. Essa bolsa de ar infla em certa de 3 centésimos de segundo em caso de colisão para evitar que o(a) motorista se choque com o painel, volante, vidros ou carroceria. Confira mais nesse vídeo do Centro de Treinamento Técnico e Inovação da DPaschoal:
Atualmente existem outros tipos não obrigatórios de airbags, como os laterais, de cortina, de joelho, a partir de sensores, etc.
Mas vale lembrar que nada disso funcionada sem o item básico mais conhecido por nós: o cinto de segurança!
O freio ABS é outro item de segurança que passou a ser obrigatório nos carros produzidos no Brasil a partir de 2014. Esse equipamento é um dos mais eficazes na prevenção de acidentes, pois ele impede o travamento das rodas em uma frenagem muito forte. A sigla vem de anti-lock braking system e se trata de um sistema elétrico que coleta dados dos sensores nas rodas e percebe quando elas estão prestes a travar, aliviando imediatamente a pressão no freio.
Esse foi um avanço essencial na segurança dos motoristas, que ganharam mais controle na trajetória do veículo durante a frenagem, que também passou a acontecer em uma distância menor.
São sistemas eletrônicos complementares ao sistema de freio ABS e freio a disco. O EBD distribui de forma apropriada a força da frenagem entre os eixos das rodas, levando em considerações os fatores variantes em cada uma delas. O BAS multiplica o esforço no pedal do freio em caso de uma frenagem muito brusca, aumentar a pressão feita em menos tempo. Em poucos segundos, esses complementos podem antecipar e maximizar a eficiência dos sistemas de freios, prevenindo e contornando situações de alto risco.
O ESC: Controle eletrônico de estabilidade
A partir de 2022 o controle eletrônico de estabilidade (ESC) deverá se tornar um item obrigatório em todos os carros produzidos no Brasil. Esse programa é mais um item que vem com o objetivo de manter o(a)motorista sobre o controle do carro, evitando que o ele derrape em curvas ou desvie sua trajetória, tudo por meio de sensores nas rodas, direção e motor. Lendo os dados desses sensores, o programa realiza correções, garantindo maior segurança de quem está no carro. Para os utilitários esportivos, que tem um centro de gravidade mais elevado, será essencial!
Tecnologia que retrai os contos de segurança, deixando “colado” ao corpo do motorista ao detectar uma possível colisão (por meio da frenagem ou perda de aderência das rodas). A ideia é que esse cinto evite o deslocamento e garanta que os ocupantes fiquem em posição correta quando o airbag for acionado.
Com certeza o investimento das grandes montadoras e do poder público para melhorar os equipamentos de segurança dos carros nas últimas décadas trouxe avanços fundamentais para proteção dos motoristas brasileiros.
Apesar disso, todos esses equipamentos instalados devem estar sempre em boas condições de uso para ter eficiência na sua função. Por isso, nada substitui a revisão de segurança e a manutenção preventiva, para que você possa rodar tranquilo!
Na DPaschoal, nós realizamos a revisão de segurança gratuita, oferecendo um diagnóstico completo dos principais itens de segurança do seu carro. Nós MEDIMOS E TESTAMOS, para você trocar apenas no necessário!
Fonte:
Os itens de Segurança que todos os carros deveriam ter, 2016
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