×
Tudo sobre pneus

Cuidando dos pneus SUV

2017/05/30

9:16

Os SUV (Sport Utility Vehicle) são cada vez mais populares no Brasil. Essa categoria já soma mais de 7 milhões de unidades circulando pelo país. Em consequência desse aumento de utilitários esportivos nas ruas, crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para mantê-los em ordem.

Com um perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir seu conforto e a segurança do veículo. Os conjuntos desenvolvidos para os utilitários diferenciam-se, principalmente, pelo perfil mais alto e pelas características de uso misto, que permitem o uso em situações urbanas e fora do asfalto.

De acordo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, “esses pneus são desenvolvidos e instalados nos SUVs para suportarem o uso em variadas situações e em diversos tipos de terreno, já que muitos modelos são equipados com tração 4×4”.

Cuidados com o pneu de SUV

Calibragem: Visando aumentar o tempo de vida útil do pneu, a calibragem deve ser feita semanal ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on-road e off-road) respectivamente.

Válvulas: Outra dica importante para os veículos utilizados fora de estrada é manter as válvulas com as tampinhas, caso contrário, o contato com areia, barro e terra pode trazer danos ao componente e, consequentemente, levar à perda de pressão e ao desgaste prematuro das laterais dos pneus.

Pressão do estepe: Para os modelos de SUV que optam por carregar o estepe no exterior do veículo, é importante ficar atento à exposição a altas temperatura e outras intempéries. O mais adequado é proteger o pneu com uma capa especial para evitar o desgaste prematuro. Vale lembrar que o estepe deve ser calibrado regularmente com 3 ou 4 libras a mais do que as aplicadas nos pneus em uso.

Alinhamento, balanceamento e suspensão: Além dos cuidados básicos com os pneus do SUV, o proprietário deve prestar atenção ao alinhamento e balanceamento das rodas do veículo, já que muitos circulam por terrenos variados. Além disso, também é importante ficar atento às condições da suspensão do veículo, pois o sistema sofre com as variações de terrenos acidentados.

Tem alguma dúvida sobre pneus do seu SUV? Deixa seu comentário aqui e te respondemos! 😀

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo