×
Oficina
Direção segura

Virou motorista? Confira cuidados importantes com o seu carro!

2019/12/04

11:08

Se você tomou a decisão de dirigir para aplicativo é porque está precisando ganhar um dinheiro extra, certo? Se este é o seu caso, atenção!

Fazer a manutenção preventiva faz parte da direção segura principalmente para quem roda com o veículo de maneira profissional.

Cuidar do veículo significa oferecer mais segurança e conforto para os clientes, além de ser um fator importante para a economia, principalmente para quem dirige longas jornadas.

 

Com a mecânica do seu carro em dia, ele consumirá menos combustível e não o deixará na mão quando mais precisar trabalhar.

Por isso veja agora alguns cuidados importantes que você deve ter com o seu veículo.

 Mantenha os pneus em bom estado

Calibrar os pneus uma vez a cada 15 dias é essencial para economizar com pneus e combustível.

Quando for calibrar, não se esqueça de olhar o estepe, ele não pode ficar murcho de forma alguma. Caso tenha dúvidas de como calibrar os pneus corretamente, veja as indicações no manual do carro.

                                        Alinhamento de pneus. Como funciona

O alinhamento e balanceamento dos pneus também são muito importantes, para evitar que os componentes se desgastem mais de um lado do que de outro. Faça o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km ou sempre que passar em um buraco daqueles.

 Os freios precisam ser checados periodicamente

Os freios precisam ser verificados por questão de segurança, mas o seu comportamento enquanto estiver dirigindo pode poupar o componente. Evite freadas fora de hora ou freadas bruscas. Assim, a pastilha desgastará menos, além de conservar a suspensão e o disco.

A cada 5 mil km rodados, é bom fazer a revisão dos freios. As pastilhas são trocadas, normalmente, a cada 30 mil km.

Verificação dos fluidos de freio

 Câmbio e embreagem

Para manter o sistema de câmbio e embreagem em bom estado, as dicas mais importantes são: não deixar o pé descansando no pedal da embreagem e evitar rotações altas do motor.

Não deixe o carro na banguela

Muitos motoristas ainda acham que estão economizando combustível quando deixam o carro em ponto morto para descer um morro.

É mais eficiente fazer o gasto com combustível por viagem! Nos veículos mais modernos, aqueles que são aceitos pela Uber, isso pode prejudicar os injetores de combustível e afetar a bomba. E, obviamente, não economiza nada no gasto de gasolina ou álcool.

 Checagem do óleo é fundamental

O motorista de Uber costuma rodar bastante e o óleo precisa estar na densidade correta para manter as engrenagens lubrificadas, sem desgaste precoce ou elevação de temperatura. A troca do óleo é feita a cada 10 mil km rodados.

O óleo também tem validade, precisa ser trocado depois de 1 ano. O próprio uso deixa o lubrificante com muitas impurezas, reduzindo suas qualidades.

Não se esqueça do radiador

Se o veículo superaquecer, além de você parar a corrida de repente e deixar o passageiro insatisfeito, com o risco de ele te dar apenas uma estrela, seu carro ainda pode ir parar no mecânico.

Deixe o radiador cheio, sempre na medida adequada. Em muitos carros é interessante colocar aditivo. Para isso, o recomendado é passar em uma oficina antes.

Sistema de filtros e velas

O desgaste precoce dos componentes é um dos grandes problemas enfrentados pelos motoristas de aplicativo. Manter o filtro do combustível em bom estado é barato e evita muita dor de cabeça.

O mesmo acontece com as velas da ignição. Estes dois componentes costumam ser substituídos a cada 10 mil km rodados. Dependendo do modelo do carro, o índice pode ser um pouco maior.

Em caso de dúvidas e para realizar um check-up preventivo no seu carro, passe agora mesmo na Dpaschoal mais próxima. Você sabe, somos apaixonados por carros.

Saiba mais, confira o vídeo Acima

Confira mais dicas no nosso blog.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo