×
Pé na estrada

Suba a serra!

2017/06/27

9:34

Olá pessoal! Tem mais feriados chegando e é tempo de cair na estrada. Carro revisado, malas prontas, mas… para onde vamos mesmo? Se você curte visuais incríveis, contato com a natureza e está a fim de fugir do agito do litoral, uma região serrana pode ser um ótimo destino! Além disso, o clima mais ameno e o sossego dão um tempero todo especial para os casais. Tudo pronto? Então vamos dar uma mão para você e sugerir alguns destinos para quem quer subir a serra neste verão!

Cunha, SP

A pequena cidade de Cunha fica na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, entre as cidades de Guaratinguetá e Paraty. Uma das principais atrações é o Parque Estadual da Serra do Mar, com várias cachoeiras e todo o frescor da Mata Atlântica. O Pico da Macela é outra atração, a 1.840m de altura, de onde se pode avistar o mar e a cidade de Paraty. A subida é íngreme, feita a pé, mas em uma estrada asfaltada, o que facilita a visitação a todos. Não perca, a vista é deslumbrante! A proximidade do litoral torna o destino ainda mais interessante: dá para conhecer a histórica Paraty e as belas praias de Trindade.

Curiosidade automobilística: Cunha tem o apelido de Cidade do Fusca, por ter a maior concentração de Fuscas do Brasil. O fusca é o queridinho da cidade por aguentar as ruas acidentadas, e pela tração traseira, melhor para subir as ladeiras.

Pico da Macela

Santuário do Caraça, MG

O santuário do caraça está localizado na serra do Espinhaço, entre os municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara, a cerca de 120km de Belo Horizonte . O santuário é uma Reserva Particular do Patrimônio natural que pode ser visitada por uma taxa de visitação de R$5,00. No caraça, há trilhas de diferentes níveis de dificuldade, cachoeiras e picos. As águas tem um incrível tom alaranjado devido à presença de minério de ferro no solo. No centro da reserva, está um belíssimo monastério construído em 1779, que abrigou os Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II quando viajavam pela região. O ponto alto é ver de (muito) perto os lobos guará que visitam o monastério toda noite. Saiba mais sobre as normas de visitação no site.

santuario-do-caraca


Serra do Rio do Rastro, SC

A Serra do Rio do Rastro é conhecida por ter uma das estradas mais sinuosas e belas do Brasil. Grupos de motociclistas conhecem esse paraíso há tempos e vêm de todo país para curtir a paisagem e as curvas da Rodovia SC-438 entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Há diversos roteiros com prática de rapel, trilhas, e visuais de perder o fôlego.  Para se hospedar, há charmosas pousadas e o destaque da culinária são os pratos italianos. Lauro Muller está a cerca de 330km de Porto Alegre, 180km de Florianópolis e 460km de Curitiba. Aproveite para conhecer também as cidades de São Joaquim e Urubici!

rio rastro

Por fim, fique esperto ao dirigir pelas serras: Nunca desça com o carro “na banguela” e use as marchas (como a quarta ou terceira) para ajudar a segurar o carro, nas descidas. Isso evita que os freios fiquem sobrecarregados e percam a ação! Se seu carro for automático, há posições no câmbio que ajudam a segurar o carro nas descidas, como “3” ou “D3”, “D2”e “L” para descidas muito íngremes. Consulte o manual do seu carro para saber qual a posição ideal para a tarefa.

Curta o visual e boa viagem!!!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo