×
escolha o pneu
Direção seguraTudo sobre pneus

Saiba como escolher os pneus para o seu carro!

2019/08/29

1:55

Saber como escolher os pneus do carro corretamente é essencial por uma série de motivos, entre os quais estão segurança, estabilidade, dirigibilidade e economia.

 

O primeiro passo que você deve dar antes de fazer a compra é observar o Manual do Veículo, que apresenta todos os detalhes de como escolher levando em consideração as especificações técnicas, que também estão presentes na lateral de cada pneu.

 

Veja um exemplo! Para um pneu 175/65 R14, as informações importantes são as seguintes:

 

  • A largura do pneu é 175;
  • R significa radial, para pneus feitos com cinta de aço, que duram mais;
  • O aro é tamanho 14;
  • E 65 é a relação entre a largura e a altura do pneu.

Pneu Goodyear Aro 14 Assurance 175-65R14 82T-KA-Fox-Fiesta Pneu Goodyear Aro 14 Kelly Edge Touring 175-65R14 82T-KA-Fox-Fiesta

 

Depois de checar essas informações, você saberá qual é o modelo de pneu ideal para o seu carro, no que diz respeito aos aspectos técnicos do componente. Mas não é só isso. É importante ficar atento a outros detalhes, uma vez que os tipos de pneus vão variar com relação à durabilidade, maciez, conforto, índice de carga, índice de velocidade, entre outros fatores determinantes na hora de escolher os pneus do carro.

 

Fatores que devem ser observados ao escolher os pneus do seu carro

 

Pneus macios

Escolha pneus mais macios se você enfrenta ruas muito esburacadas todos os dias, asfaltos irregulares ou pistas com paralelepípedos.

 

Durabilidade

Se você quer pneus com longa durabilidade, os modelos de passeio e HT – highway terrain – possuem mais longevidade do que os pneus de alta performance, como os MTs.

 

Mais segurança em pista molhada

Quem dirige em locais molhados com frequência, regiões com altos índices de chuva e umidade, pode comprar pneus com o desenho da banda de rodagem perfeito para evitar aquaplanagem, obtendo mais segurança.

 

Respeitar o índice de carga e índice de velocidade

Os pneus apresentam informações técnicas sobre o índice de carga, que deve ser consultado em uma tabela, que mostra qual o limite de peso que o pneu suporta. O mesmo acontece com a velocidade, para a qual existe um índice que dispõe sobre a velocidade máxima suportada pelo pneu. A representação é feita pelas letras Q, R, S, T, H e V. O limite de velocidade varia de 160 km/h até 240 km/h.

 

Como escolher o treadwear?

O treadwear é um indicador que está ligado à durabilidade do pneu, sua quilometragem e quanto tempo ele deve rodar com segurança. Essa também é uma marcação que costuma ficar na área lateral dos pneus. O valor do treadwear vai de 60 a 700, com a avaliação do seu desgaste.

 

Padrão de qualidade

Quando você estiver pesquisando os pneus, além de verificar o selo do INMETRO, é ideal avaliar se o pneu está padronizado com a marcação “UE”, que segue o modelo da Europa, com indicação de geração de ruídos, consumo de combustível e aderência.

 

Pneus adequados para o seu carro

Veja como escolher o pneu para o seu carro conforme o modelo do veículo:

 

  • P – Pneus para carros de passeio;
  • LT – Pneus para SUVs e veículos maiores;
  • C – Pneus para pick-ups, vans e caminhões;
  • ST – Pneus para motor-homes e reboques.

 

Verifique a tecnologia da fabricante

Os fabricantes de pneus investem cada vez mais em tecnologia para garantir segurança e economia aos motoristas. O objetivo é oferecer uma melhor experiência para o condutor.

 

Se você está em busca de performance, tecnologia, segurança e estabilidade, uma boa opção é conhecer os modelos de pneus da Goodyear, disponíveis na DPaschoal com os melhores preços e condições de pagamento. Visite uma loja agora mesmo!

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo