×
+EconomiaDireção segura

Rodízio de pneus: por que é importante?

2019/10/02

10:21

Rodízio de pneus? Como assim?” Pois é. Se você nunca ouviu falar disso, dedique um minutinho aqui porque é importante saber, principalmente se é a primeira vez que você tem um carro.

Rodízio, tipo rodízio mesmo?

Sim, estamos falando de como saber quando trocar pneu de lugar. Mesmo não sendo consenso entre os especialistas, é importante você saber do que se trata e os motivos pelos quais é considerado.

Em linhas gerais, esse rodízio é necessário para aumentar a durabilidade dos pneus, principalmente porque a maioria dos veículos comercializados no Brasil possui tração no eixo da frente. E como grande parte das ruas brasileiras também é irregular, a soma contribui para desgastar ainda mais os pneus.

Como são vários os motivos pelos quais os pneus dianteiros se desgastam mais, faremos outra pauta, separada, sobre isso. Vamos seguir com a explicação!.

Quando fazer o rodízio de pneus?

O rodízio dos pneus precisa ser feito de 5 mil a 10 mil km rodados, segundo recomendação da maioria dos fabricantes. Além do mais, dois pontos precisam ser lembrados antes de realizá-lo:

  • O estepe também deve estar envolvido no rodízio de pneus;
  • Os pneus têm prazo de validade e isso deve ser respeitado.

Como qualquer outro tipo de produto, os pneus precisam ser substituídos depois que o prazo de validade vence, seja por tempo de fabricação ou por desgaste excessivo. Com o segundo caso, entretanto, já estamos acostumados, que é quando o pneu é usado até o ponto em que ele precisa mesmo ser trocado. Quem nunca, não é mesmo?

Outro caso é após 5 anos de uso, mesmo que o pneu não esteja totalmente desgastado. Ele precisa ser trocado por questão de segurança, independentemente da quilometragem acumulada. E não importa se você faz o rodízio de tempos em tempos, porque neste caso é que os pneus tendem a ressecar depois de tanto tempo, apresentando outras deformações que podem comprometer sua qualidade.

Com certeza a quilometragem exata para fazer o rodízio de pneus está indicada no manual do proprietário do veículo. Caso queira saber exatamente, consulte-o. Do contrário, esse prazo que citamos costuma ser o mais comum.

Outros ponto importantes a considerar são:

Economia de combustível

Fazer o rodízio dos pneus de acordo com a quilometragem correta é importante para economizar combustível e reduzir o desgaste de outros componentes do veículo, principalmente da suspensão. Veja economia verde DPaschoal!

Sempre levar a uma oficina

O rodízio de pneus precisa seguir uma ordem conforme a tração do veículo. Por isso, é ideal levar o carro a uma oficina especializada para que o serviço seja feito com eficiência, para conservá-los e manter a segurança.

Atenção aos pneus unidirecionais

Alguns pneus são unidirecionais. Ou seja, foram feitos para rodar somente de um lado. Nestes casos, o rodízio precisa seguir um esquema específico. Profissionais especializados saberão fazê-lo. Por isso é importante saber exatamente onde realizar o rodízio, certo?

Rodízio de pneus em X

Este sistema de montagem de pneus em X é indicado para veículos com tração 4 x 4, mas não vale caso os pneus sejam unidirecionais.

Se você quer saber mais sobre o assunto ou como saber qual é a sua necessidade, converse com um especialista da DPaschoal! Estamos há 70 anos cuidando de carros, essa é a nossa paixão!

 

 

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Direção segura
Peguei um buraco e agora como cuidar do meu carro?

Pelas ruas do Brasil é comum ver buracos, ruas desniveladas e afins. […]

2020/05/28

10:20

Ver mais
CuriosidadesDireção segura
Escort XR3, sinônimo de liberdade

Caso faça um exercício de volta ao passado, com certeza encontrará pessoas […]

2020/02/05

3:10

Ver mais
Oficina
Direção segura
Virou motorista? Confira cuidados importantes com o seu carro!

Se você tomou a decisão de dirigir para aplicativo é porque está […]

2019/12/04

11:08

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

Digite um e-mail válido